Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 09/07/2025

09/07/2025 - 06h00min

Atualizada em 09/07/2025 - 08h24min

Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel

TERMÔMETROS
Na segunda-feira citamos aqui que a tranqueira do domingo na BR-116 é um “termômetro” do sucesso das festas pela região. Um leitor veio comentar que não tinha se dado conta disso, achou interessante a comparação, mas nos deu um puxão de orelhas, afinal, a comparação “dava a impressão que a tranqueira era uma coisa boa”, coisa que não é!

OUTROS
Sim, concordo – e acho que até mencionei isso na Começo de ontem. Eu acho o fim da picada ter congestionamento no final do domingo – e já critico isso faz uns 20 anos!
Mas, que é um “termômetro” das festas, isso é…
Sim, é estranho ter esse tipo de termômetro, mas temos outros “termômetros” estranhos aqui na região. Não são estranhos para nós, que somos daqui, mas quem não está acostumado, acha estranho! Quer ver?
Sabe qual o “termômetro” que mede o sucesso de um restaurante, de um baile (ou de um pub) ou da inauguração de uma loja?
A fila. Isso mesmo, embora brasileiro não goste de fila (pelo menos, não na agência bancária), o brasileiro adora uma fila. Se tiver um restaurante sem fila e outro com fila, pode apostar que quem está chegando para almoçar vai preferir ficar naquele que tem fila. Ou seja, a fila é o “termômetro do sucesso” da gastronomia de um restaurante…

CAIXAS
Quer ver outro termômetro? O sucesso de um baile de Kerb nas comunidades do interior não é medido pelo número que pessoas que pagam ingresso, mas, sim, pelo número de jantas servidas ou… de caixas de cerveja.
Sim, por mais que as forças de segurança (ou Conselho Tutelar) vão criticar, o fato é que: em algumas comunidades do interior, para saber se um “baile deu bom”, a pergunta é: ‘quantas caixas de cerveja vendeu?’
Então, por exemplo: o baile da moto da Walachai vendeu umas 300 caixas de cerveja e isso saiu no Diário. Não, não estávamos fazendo apologia à bebida, mas apenas “transcrevendo” em número (de caixas de cerveja) o sucesso do baile.
Já um outro baile, em uma outra comunidade de um município vizinho vendeu 48 caixas. Isso quer dizer que… em outras palavras, foi um baile fraco!
E antes que alguém venha me puxar as orelhas, não, não sou eu que estou dizendo, é o costume. Muitas comunidades já não “usam este termômetro”, até porque os bailes decaíram muito, mas algumas ainda usam! Feito o registro!

RÁPIDAS
– Estão questionando esse comentário de ontem: você sabia que estamos mais próximos de 2050 do que de 2000? Um foi o nosso vereador Kroetz. Outro leitor disse que isso deve ser uma pegadinha nossa… Mas, o que você acha? É pegadinha? Você fez as contas?
– Vem aí a Olimpíada Escolar, grande sucesso dos anos 2000, com ou sem ranking.
– A mensagem positiva do dia: “Deixe para trás o que não te leva para a frente e bora focar no que realmente importa: o passado pode até ser referência, mas é o futuro que é a direção”, do The News. Abençoada semana!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.