Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 30/06/2025
Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel
CALMAS
As coisas andam calmas na Câmara, sem projetos polêmicos neste início de mandato. Tivemos muitos projetos de adequação da reestruturação das secretarias da Prefeitura, algumas moções e pedidos, mas muitos projetos aprovados.
Confesso que tenho tido pouco tempo de acompanhar os trabalhos legislativos (não por falta de interesse), mas achei curioso que nas moções em que se parabeniza entidades, onde cada vereador assina individualmente, o presidente Elony e a vereadora Celina estão assinando em conjunto – fizeram moção pelo Samu e ACTG por exemplo.
E, também como exemplo, a vereadora Andrea Blume fez uma moção à escritora Nicole Gassen. Meus parabéns! Mais a frente trazemos mais desse assunto!
VERGONHA
Lembra que dias atrás a gente comentou que trabalhamos quase seis meses por ano somente para pagar impostos? Aqui está um dos motivos: uma pesquisa recente mostrou que a Câmara dos Deputados tem o maior número de servidores do mundo e também o maior orçamento (gasto) do mundo.
Para ter ideia, tem 51% mais cara que a dos EUA, pois lá são 9.247 servidores e aqui são mais de 14 mil. Uma vergonha!
E sabe o que é pior?
O pior é que vai piorar, pois foi aprovado para 2026 o aumento no número de deputados de 513 para 531.
Ou seja, vamos continuar trabalhando – cada vez mais – para sustentar este gasto todo!
PIOR
Mas, sabe o que ainda pode “maior pior” do que já é pior? Neste aumento do número de deputados, que acho desnecessário, não vai ter mais nenhum deputado gaúcho a mais. Ou seja, se já estamos mal representados (em número) a tendência é piorar. E levando em conta que cada deputado tem alguns milhões em emendas, proporcionalmente… vamos perder mais dinheiro. Ainda!
RÁPIDAS E CURTÍSSIMAS
– Última chance para você chutar a charada: “O pai do professor é o único filho do meu pai. O que o professor é meu? Alternativas: pai (a), tio (b), irmão (c) ou filho (d). Resposta mais abaixo!
– Vamos publicar uma foto no site do pastor Gastão trazendo para a gente as embalagens de jornais para serem reutilizadas. E já trouxe dobradinho um por um, virados para o mesmo lado, para facilitar a vida do jornaleiro na ‘madruga’. Bonito gesto!
-Uma perguntinha (que não quer calar): você já ouviu falar em um parlamentar chamado Koseritz? Vale a pena pesquisar e mais à frente, falaremos mais…
– Saiu mais uma análise do Censo de 2022: o número de filhos de cada família caiu para 1,6. Em 2000, era 2,4 filhos por mulher e em 1960 foi 6,3 filhos por família.
– Resposta da charada: então, o pai do professor é o único filho do meu pai, ou seja, o pai é o único filho do seu pai. Portanto, o professor é meu filho.
– A mensagem positiva do dia: “O troféu não vai para quem sonha mais alto, mas para quem persiste mesmo quando dá vontade de parar, pois o merecimento é a base de toda conquista”.
