Coluna Nova Petrópolis
Coluna Nova Petrópolis 04-06-2025
Por Raul Petry
LICITAÇÃO
Uma das únicas estradas ainda fechadas fruto da enchente do ano passado, a Estrada de Arroio Paixão está em processo de licitação. Ali o furo é mais embaixo. O estrago das enchentes num trecho da estrada foi grande e o valor envolvido é alto. As demais estão todas recuperadas. Ah, não dá pra esquecer a BR-116 em Nova Petrópolis e o Vale do Caí. Ali o furo é mais embaixo ainda.
FATALIDADE
A morte do idoso no Pinhal Alto na tarde de sábado é uma espécie de crônica da morte anunciada. Ele estava caminhando na beiradinha do asfalto e no mesmo sentido do tráfego de veículos. Quando isto acontece basta o motorista cochilar e virar a direção em meio metro e a tragédia acontece. Foi o que houve com o idoso de Pinhal Alto.
ERRADO
É claro que o motorista tem culpa porque atingiu o senhor depois de virar ligeiramente a direção do carro. Muita coisa pode ter acontecido, mas acidentes são justamente isso, são acidentes, aquilo que não se espera que aconteça e acontece. Não queria estar na pele do motorista que provocou a morte do idoso. Vai se culpar pelo resto da vida.
CAMINHANTES
Sinceramente, acontecem poucas acidentes, porque do jeito que é nosso trânsito, deveria acontecer mais. O idoso estava errado. Sempre se deve caminhar no sentido contrário ao fluxo de veículo. Se ele estivesse no outro lado do asfalto, nada teria acontecido. Deste jeito ele pode ver os carros vindos e tem eventualmente tempo de se esquivar. Agora, de costas não tem nada para fazer, porque ele não enxerga nada atrás de si.
CONSELHOS
Quando se fala que ainda acontecem poucos acidentes diante do que se vê por aí, é por causa destas coisas. Os ciclistas, por exemplo, corre grande risco de vida porque também são obrigados a andar no sentido do fluxo de veículos. Ainda por cima quando estão em ruas ou estradas que não tem acostamento. O risco é iminente e quase nada acontece. Só por muita sorte mesmo.
LONGEVIDADE
O prefeito Daniel Michaelsen foi vereador durante 24 anos. É uma marca e tanto. São poucos que tem tanta longevidade na vida pública. 24 anos são seis mandatos de vereador. No entanto, estes decanos do Legislativo tem em todos os municípios. A mais antiga que conheço chegou a 11 mandatos.
SURPRESO
Ao deixar a Câmara Municipal e assumir a Prefeitura, Daniel disse que ficou surpreso com o estado em que encontrou a Prefeitura. Acrescentou dizendo que levou quase meio ano para se achar em tudo, mas que agora está tranquilo e as coisas funcionando.