Colunistas destaque

As especulações do secretariado em Dois Irmãos. Haverá mudanças nas secretarias?

11/12/2020 - 07h53min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

Título somente para o site

 

SETE CHAVES

Nenhum secretário foi divulgado até agora. Os nomes estão guardados a sete chaves?

Não! Acredito que não seja isso. O motivo é que, apesar de serem novos governos, eles serão uma continuidade do anterior, pois a coligação é a mesma. Então, como é bem provável que alguns (ou muitos?) nomes continuem os mesmos…

10

O esqueleto de governo aqui tem 10 cargos no primeiro escalão. No organograma são oito secretarias, mais os cargos de procurador e chefe de Gabinete. Há comentários de que esta espinha dorsal seja modificada e, dependendo do caso, vem em boa hora. Faz tempo que estamos precisando e não tem hora melhor para isso, afinal, 75% nas urnas dá cacife para o Jerri fazer tudo! Mesma coisa o Martin, assim como a Carla e a Mara, acima dos seus 80%.

INDAGAÇÕES

– Não sei se vai mudar, mas, se mudar, precisa passar pela Câmara, então, não é tão rápido. O que acha da gente deixar algumas reflexões, no sentido de contribuir, para agora ou para daqui a 10 anos quando o assunto voltar a tona?

– Gramado copia SP e tem Subprefeitura em Várzea/Serra Grande.

– Tem municípios vizinhos que tem uma secretaria assim: Turismo, Lazer, Cultura e Desporto. Aqui, três destes departamentos estão em quatro secretarias, em “guarda-chuvas diferentes”.

– Vários municípios têm uma secretaria chamada de Desenvolvimento. É um belo nome…

– Alguém já se deu conta que só em Dois Irmãos a Secretaria de Planejamento tem “status”? Parece que aqui muita coisa “orbita” em volta desta pasta, ao contrário da região. Se perguntar quem é o secretário deste setor em qualquer cidade da região, ninguém vai lembrar. Ei, nem falo por hoje, falo por governos anteriores, pois isso começou lá em 2008, com a febre de Brasília. Acho que até antes!”

– Não é crítica, é um elogio. Deve ser assim, mas com outra pasta, a do “Desenvolvimento”, pois significa crescimento, progresso…

– Se a Indústria estivesse junto do Planejamento as coisas não andariam mais rápido?

– Agricultura está na pasta da Indústria. Meio Ambiente está na Saúde. Podem continuar separadas, sim, há motivos contundentes. Mas não seria o caso de juntar em um mesmo guarda-chuva?

– Há mais curiosidades, mas deixamos para uma próxima. Afinal, se funciona bem, não há porque mexer, afinal, time que está ganhando…

– “Ah, você está criticando o organograma?” Não. Não entenda errado, leia direito. Estou elogiando um organograma que deu certo por mais de 20 anos! Não se trata de criticar o que funcionou. Ponto! Mas algumas pequenas modificações não fariam mal. Inclusive para poder dobrar o salário de um secretário, para poder revisar o modo de trabalho, com metas e ferramentas da iniciativa privada!

– Não acredito que o espaço já terminou… Bah, nem começamos o assunto. Enfim, vamos de mensagem positiva do dia, do filósofo Cortella: “Todo mundo tem um palpite mas ninguém tem certeza de nada”. Que tal parar de opinar e trabalhar, que tal parar de querer ter razão e ser feliz? Ótima “segunda-feira” e excepcional “findi”!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário