Conecte-se conosco

Colunistas destaque

As indústrias no interior da Grande Dois Irmãos: um tempo bom enquanto durou

22/06/2020 - 10h29min

Wirth de Boa Vista do Herval. (Foto: Cleiton Zimer)

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

INDÚSTRIA

Você chegou a ler a matéria das indústrias calçadistas que o Diário publicou? Ainda bem que todas as comunidades do interior que um dia tiveram fábricas são gratas ao progresso que elas levaram para lá. Se tem gente que reclama (e sei que tem), sinceramente, prefiro citar aqui, afinal, quanta gente construiu casa nova, trocou de carro e teve uma vida de menos escassez graças ao salário de um membro da família na fábrica? Concorda?

ENQUANTO DUROU

É claro que seria ótimo se elas pudessem continuar gerando empregos para lá, mas, vamos combinar, até que duraram demais, pois, desde que lá se instalaram, quantas crises se passaram? Era a concorrência da mão de obra barata do Nordeste, depois São João Batista/SC, depois a China, depois o Caribe… Em vez de reclamar, acredito que o melhor é agradecer, então, em nome destas sete pessoas, estendo o elogio a todos: ao Herbert e ao Lui, ao seu Arlindo, Ricardo e Sérgio, ao seu Arnildo e ao Nuni, enfim, todos que levaram empregos para lá e geraram riqueza. Obviamente que não foi um favor, foi uma relação comercial, pois o interior ofereceu mão de obra de qualidade. Concorda? Se discordar, envia uma mensagem que publicaremos aqui. Sem anonimato, obviamente!

RESPINGOS

– Alguns Comentários que chegaram a nós em relação a coluna de sexta. Alguém mais documentou os fatos relatados na Começo? Os jornais! Portanto, hoje, aquela inauguração e aquela campanha política fazem parte da história. Com isso, dá pra ver quanta coisa importante aconteceu e estão nas páginas do Diário, que são, hoje, retalhos da história que um dia serão estudados em sala de aula.

– Querência Amada, Fundo da Grota e O Tempo e o Vento são nossas obras primas! Não é só o romance do Veríssimo que nos arrepia, mas estes “hinos gaúchos” também!

– Dos três candidatos a prefeito de 20 anos atrás, talvez, dois estejam nas urnas este ano. Então, pergunto: e daqui a 20 anos, lá por 2040, como será o cenário?

RÁPIDAS

– E o inverno começou ontem. Em anos anteriores, em maio ou junho chegava a chover quase 20 dias seguidos. Lembra da Festa da Batata ou Fest Feira ou a festa no União, sempre com chuva e frio?

– Os secretários Nei e Denise não saíram da Prefeitura, portanto, estão fora da eleição. E quanto ao Renato Dexheimer?

– O ex-prefeito Miguel e o Jair Quilin, candidatos na última, estão realmente fora da eleição de 2020?

– – A mensagem positiva do dia é “só” esta: “Vá cuidar da sua vida”, do Pablo Marçal. É uma frase impactante para quem diz, pois tem um peso libertador, pois as pessoas precisam pensar mais em si do que dar satisfação a quem não paga suas contas. E, para quem escuta, esta frase é desafiadora, pois “sugere” que não se perca tempo cuidando da vida dos outros e que o foco seja sua própria vida. Quem cuida da vida dos outros, nem tem tempo de cuidar da sua! E, muitos, para não encarar o juízo alheio, recorrem a corda, se é que me entendem! Portanto, é um período complicado de pandemia e seria bem importante ampararmos quem precisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.