Conecte-se conosco

Colunistas destaque

Bares, pubs, açaí e outras novidades em Dois Irmãos; e quantos votos faltou para o PP eleger o quarto vereador…

23/11/2020 - 08h27min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

NOVIDADES

Aos poucos a cidade vai mudando. Temos mais dois pubs abrindo as portas nesta reta final do ano e mais dois restaurantes nos próximos dias. Outra novidade é a quantidade de pontos ou estabelecimentos oferecendo açaí. Só nos últimos meses, aqui na área central, foram quatro locais. Sucesso a cada um. Sejam todos bem-vindos!

CAMPEÃO

– Cada eleição tem um partido que sai das urnas como o grande vencedor. Este ano, sem sombra de dúvidas, é o PP. Aposto que em 2022 isso vai se repetir na eleição geral.

– Há quatro anos o vencedor foi o MDB, mas o PP já tinha crescido bastante. Em 2008 foi o PT, que se repetiu na eleição de 2012, dos deputados, Dilma e Tarso. Porém, em 2012, o MDB ressurgiu e veio com tudo!

QUOCIENTE

– Dois Irmãos tem 24 mil eleitores. Mas só 19.544 foram votar e tivemos 17.734 votos válidos. Dividindo isso por 9 vereadores, o quociente eleitoral foi de 1.970 votos apenas. Ou seja, a cada 1.970 votos o partido elegia um. Se é que a contagem de votos da legenda de cada partido está incluído, pois na listagem não aparece…

– Há um mês quando citei que o quociente seria 2 mil votos (ainda brinquei, chutando 2.222, brincando com os 2) muitos reclaram, dizendo que jamais seria tão baixo. A maioria dizia que o quociente seria em torno de 2.500. Pois é, deu o que deu.

– Há muitas especulações sobre o PP eleger o quarto vereador. Quantos votos faltam? Quem cairia fora? Se o quociente eleitoral ficou em 1.970 mesmo, o artigo 106 do código eleitoral diz o seguinte. Eis a regrinha: “Média = votos válidos recebidos pelo partido /(vagas obtidas por QP + vagas obtidas por média) + 1”. O porquê deste “+1” (mais um) ninguém entende, mas está na lei.

– Trocando em miúdos…

– Seis vereadores foram eleitos diretamente pelo quociente eleitoral (os partidos fizeram mais que o quociente de 1.970 votos) e três foi pela “sobra”: PDT (média de 1.822), PP (média de 1.764) e MDB (média de 1.415). De onde saiu a “tal média”? Daquela regrinha acima. Quem tiver o cálculo feito, dá um grito!

– Então, se nossa análise estiver certa, para o PP colocar mais um, faltaram uns 300 votos, pois para a próxima vaga a média caiu para 1.322. E não seria do PT e nem do PDT que perderiam a vaga! Mas isso é assunto para outro dia…

RÁPIDAS

– O ministro Guedes disse que governo economizará mais R$ 200 bilhões nos próximos 2 anos com dívida pública. R$ 200 bi!

– O Bitcoin explodiu. Subiu 50% em um mês, pulou de 11 mil dólares para 18 mil. Mas, presta atenção: falamos do Bitcoin mesmo, não é “o que você está pensando”…

– O Covid-19 voltou das férias, milagrosamente foi depois da eleição, e vai incomodar de novo. A segunda onda, na Europa, é maior que a primeira, mas é menos letal, mata menos. Nova York  fechará escolas novamente. Aqui estamos abrindo.

– No atual mandato, de nove vereadores, três se chamam Paulo e um é Paulino. Na próxima, não haverá “xará” ou “tocaio”!

– A mensagem positiva do dia: “Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito… Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é”, de Mahatma Gandhi.

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.