Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

A pequena Sofia virou uma estrelinha; grupo de Dois Irmãos iria doar sangue no sábado

30/06/2021 - 14h31min

Começo de conversa
Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

DURO GOLPE
Faleceu ontem a pequena Sofia, que lutava contra leucemia. Do descobrimento da doença até a partida dela foi bem pouco tempo. O grupo de doadores de Dois Irmãos tinha agendado para sábado, uma doação de 26 pessoas para ela, que precisava de sangue e plaquetas. Um duro golpe! Ela tinha só 5 anos!

ESTRELINHA
Duro golpe, não. Acho que o melhor a dizer é que ela virou uma estrelinha! Quando a gente vê uma notícia destas, nos damos conta da importância de doar sangue. Quantos não conseguiram ter a saúde restabelecida e prolongar sua passagem pela terra através da doação do sangue de pessoas como estas do grupo de Dois Irmãos?
Já escrevi e vou repetir: doar sangue é um gesto tão simples que, talvez por isso, muitos de vocês, doadores, não se dão conta da importância. É simples, mesmo assim, poucos doam. Parabéns a quem doa seu sangue e seu tempo, a quem doa vida. Vocês têm meu respeito! Fui doar no passado, mas a ferritina não me permitiu.

VOCÊ TEM A MESMA IMPRESSÃO?
E porque digo isso? Porque nos últimos anos acompanhei alguns casos de leucemia; colegas de trabalho, amigos, conhecidos. Confesso que de 4 ou 5 anos para trás, raramente ouvia falar desta doença, parecia algo tão distante. Mas agora parece uma doença quase comum, assim como a AME, não sei se vocês têm a mesma impressão que eu! Um dia, um rapaz veio me entregar uma cuia de chimarrão, na semana seguinte, ele estava com leucemia. Um amigo foi pra a Unimed achando que era uma gripe forte, no dia seguinte, leucemia.

MIGALHA
Por estas e outras, te convido a refletir: você aí, se achando o fortão brigando por política, futebol e vacina no Facebook, você não é ninguém. Somos uma migalha, um cisco, hoje estamos aqui ‘de boa’, se preocupando com coisas bestas, se ocupando com bobagens, sem nos dar conta do que realmente importa na vida! Vida esta que é tão curta! Esta é mais uma lição que a gente precisa aprender! Na real, a gente já sabe, mas somos teimosos.
Se você não me entendeu, não tem problema, me despeço da coluna de hoje sem mensagem positiva, apenas, pedindo permissão para publicar o iniciozinho da mensagem que a mãe da Sofia postou no Insta. Quer ver?
“Noite de luto. Está tão fria essa noite, a mais difícil das nossas vidas! Ver tua pressão caindo e não ter nada que a mamãe e a equipe médica pudesse fazer pra te salvar foi demais pra mim. Autorizar a médica a desligar as drogas que mantinham teu coração batendo foi uma decisão dura, mas eu percebi que tinha que aceitar. Quando teu coração parou de bater, mamãe e papai estavam juntos do teu lado e eu consegui dizer tudo, ou melhor, repetir tudo o que eu sempre te falei: que tu é maravilhosa, bondosa, educada ao extremo, corajosa e forte, que eu tenho orgulho de ti filha e que eu te amo…” Ela tinha 5 anos, deve ter nascido em 2016. A Sofia virou estrelinha e só tinha 5 anos!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.