Coluna Dois Irmãos
Amanhã é Dia de São Miguel, a despedida do Michels Kerb
Começo de conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
MICHELS KERB
Amanhã é Dia de São Miguel, nosso padroeiro, encerramento do Michels Kerb, o mais antigo do Brasil (e do mundo)! Ficar dois anos sem ter Kerb nos moldes tradicionais é duro! Muita gente sentiu, não só comerciantes – que sentiram no bolso. Tenho a impressão que em 2020 não foi ‘tão brabo’ passar o Kerb (quase) em branco. Mas este ano foi pesado!
LADO BOM
Mas tudo tem um lado positivo. O lado bom é que em 2022 a festa pode voltar, com todas aquelas alterações que todos sugerem há anos e que faltava oportunidade e coragem para fazer. Mas agora vai!
TREM
Que bom que a Prefeitura colocou o Trenzinho do Vale nas ruas, um caminhão percorrendo os bairros distribuindo spritzbier. Sim, não era o Bierwagen e não era chope, não é o que se gostaria, mas, digamos, é o que tem pra hoje (devido a pandemia). Pra quem reclama, se coloque no lugar da Prefeitura, o risco que seria. Mas não posso falar, certamente já há pronunciamento oficial sobre o assunto!
SURPRESA
Por falar em Bierwagen, para muitos, ele é o símbolo do Kerb. Então lembrei de um comentário que surgiu em uma conversa estes dias. Já pensou se no sábado a tarde, “do nada” o Bierwagen subisse a Irineu e desfilasse pelo Centro, fazendo todo aquele agito? Certamente seria uma baita surpresa para todos! E que surpresa boa! E como seria sem avisar, seria uma homenagem apenas para os moradores daqui, já que não recebemos visitantes.
JUÍZES DA VIDA ALHEIA
Mas, é claro, seria temerário colocar o Bierwagen na rua, ainda mais com tantos ‘juízes da vida alheia no Facebook’. Mas, da minha parte, seria só elogios! E muita gente aposto que certamente só elogiaria! Isso ia ficar na história! Mas, mesmo tomando os devidos cuidados, sei que muitos iam gastar a ponta do dedo digitando no Facebook!
VAZIO
Por falar em visitantes, acho que Dois Irmãos pode respirar aliviado porque o sábado e o domingo foram tranqüilos. Tinha um e outro gato pingado que veio de fora achando que teria o Kerb, tomaram uns chopes por aí e se foram. Na semana passada a gente ainda tinha comentado em uma conversa o seguinte: imagina o abacaxi que seria se milhares de pessoas de outras cidades, desavisados, resolvessem ‘dar uma de João sem braço’ e aparecer aqui no Kerb. Teria um baita movimento no Centro, a cidade não estaria preparada, iria gerar aglomeração sem ordem alguma… Que bom que isso não aconteceu! Inclusive, no sábado a tarde, dava para estacionar até caminhão na São Miguel!
GRAMADO
– Você pode até achar exagero isso, mas…
– Olha Gramado, com evento ou sem evento, todo final de semana as ruas estão lotadas. E nem todo mundo é turista que veio do Nordeste. Vem um carro de cada canto do Estado ou do Brasil dá aquele movimento todo nas ruas.
– Imagina se ocorresse isso aqui no sábado? Então, graças a Deus e as autoridades que isso não aconteceu!
– Então, “prost” pra você e que São Miguel abençoe a todos!
– A mensagem positiva do dia a todos nós, principalmente os fiscais da vida alheia no Facebook, que reclamam se a cidade está morta, que reclamam se a cidade tem movimentação e tudo mais: “Não se misture com quem você não seria”. Ou seja, não faça com os outros o que não quer que façam com você!