Colunistas destaque
Coluna de Dois Irmãos
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
ISMAEL
Ontem cedinho mandei uma mensagem ao Isma Kolling escrita assim: “apenas pa-ra-béns!” Sugiro que você assista o comentário que ele fez sobre eleições. Comentou sobre o Jerri, Filipin e Skapelli, alguns podem ter gostado, outros não. Mas o que me faz citar o vídeo é a parte em que ele fala sobre termos uma campanha eleitoral propositiva. Como será a gestão? Quais propostas têm para empreendedores, para comerciantes? Estamos a 18 dias da eleição e, daqui pra frente, todos sabem que não será fácil. Portanto, melhor recado impossível!
EXAGERO?
Ontem, aliás, citamos aqui uma pergunta do Jajá lá do Vietnã (aliás, tio do Isma) sobre o “lockdown”. Algo tão simples, tão óbvio, mas que eu não tinha visto ninguém falar ou perguntar. Posso estar por fora, mas é só um exemplo do quanto há propostas, promessas e ideias que podem ser debatidas e ‘publicizadas’. E isso rende votos!
E aí, sim, se puder opinar, que sejam propostas concretas. Não aquelas ladainhas abstratas de “vou melhorar a saúde, fomentar o comércio, cortar gastos”. Isso não diz nada com nada!
NÍVEL
Elogio os candidatos pelo nível da campanha até aqui. Por isso, trago um exemplo de 2000. Você não tem noção o que era uma sessão com Rambo de um lado e Leonel do outro. E aí tinha Veronez e Remi (ambos, in memorian), mais o Romeo! Afora estes, tinha a Tânia, Yanes, Padeiro e Décio que eram mais apaziguadores. O bicho pegava na tribuna, mas fora da sessão era bem diferente. E todo final de ano tinha um churrasco na conta do assessor jurídico, para aquele um momento de integração, de encerramento de ano. Mas já que o Zamboni não está na foto, vamos resolver isso e arrumar uma foto dele para amanhã.
EM 2000
– O bicho pegava dentro de campo, mas fora das quatro linhas eram todos amigos. Fosse no futebol, a gente diria: que categoria, que elegância! E esta é a alegoria que faço em relação ao momento atual: cada um tem que lutar com suas armas nesta campanha, mas temos que elogiar o bom nível. Mas é claro que dá pra melhorar e abrir mais espaço para as propostas.
– Destes nove aí da foto, nenhum participa da eleição. Ou melhor, Rambo está no páreo, mas é candidato a vereador em Alecrim, pelo MDB.
– Sei que alguns vão achar polêmico divulgar esta foto, mas com a elegância que tinham no embate estas nove pessoas, Dois Irmãos tinha naquele mandato e também no seguinte, uma Câmara inesquecível. Bons tempos!
– E por isso falei daquela Câmara e não a deste mandato de agora, porque a maioria é candidato, aí sim, arrumaria confusão!
– Mudando de assunto: denunciaram para nós que tem alguém passeando com um cachorrinho de raça, muito bem cuidado, mas que abandona as fezes do bichinho em frente a instituições de ensino na Av. 10 de Setembro. Que péssimo exemplo!
– A mensagem positiva do dia: “Não confunda conhecimento com sabedoria. Ninguém paga pelo conhecimento, mas pela solução. E isso é sabedoria. Sabedoria é estar um passo a frente, é produzir transformações”.