Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 02/10/2024

02/10/2024 - 06h00min

Atualizada em 03/10/2024 - 08h21min

Mauri Marcelo Toni Dandel

ESQUENTANDO

Quem vai para outras cidades como Novo Hamburgo e Sapiranga e retorna a Dois Irmãos chega com a impressão de que não temos eleição. Mas, pelo visto, este cenário está mudando e a campanha está esquentando…

QUOCIENTE ELEITORAL

Dias atrás alguém perguntou sobre o quociente (ou ‘cociente’) eleitoral. Funciona assim: você pega o total de votos da eleição e divide por 9, que é o número de vereadores que vão se eleger. Então, aquele total ali (que pode ser de 1.800 votos ou 2.100 votos) é quanto cada partido precisa somar, entre todos os candidatos seus, para eleger um vereador. Sendo assim, se os oito partidos fizessem na média 2 mil votos, teríamos um vereador eleito em cada partido. Mas, não é assim que as urnas funcionam…

QUANTOS CADA PARTIDO

Temos oito partidos em Dois Irmãos e são nove vagas na câmara de Vereadores. Então se cada partido eleger um vereador já fecharia basicamente as 9 vagas que temos na Câmara (sobraria uma). Então, quando se cogita que tem partido que vai eleger dois ou três vereadores, é sinal que vai ter que somar cerca de 4 mil votos (ou um pouco menos) na eleição proporcional (a vereador). Mas, por outro lado, se um partido eleger dois, vai ter partido que não vai eleger nenhum. E se um partido eleger 3 vereadores, vai ter outros 3 partidos que não vão eleger nenhum!

NÚMEROS BAIXOS

-Diferente da eleição passada, essa eleição para prefeito tem 4 candidatos e todos com números baixos. Temos o 10, 11, 12 e o 22. Somente. Na eleição passada, tinha o 10, 11, 13, 45 e 55.
-Para vereador, é uma eleição a parte, pois não há coligação, é cada partido concorrendo por si. Então, temos o 10, 11, 12, 13, 15, 22, 40 e 44, ou seja, Republicanos, Progressistas, PDT, PT, MDB, PSB e União Brasil.

RÁPIDAS

– Então, finalizando a coluna, apenas frisar para que os candidatos e os correligionários mantenham a ordem na nossa cidade, como tem sido até aqui, uma campanha limpa. Foi uma campanha da paz até agora e não temos dúvida de que assim será.
– Inclusive quero aqui elogiar os 4 candidatos a prefeito e suas equipes pela forma que nos ajudaram a conduzir as entrevistas com todos na Super Segunda. Tudo transcorreu dentro da ordem, como a gente já sabia que iria acontecer, sem ataques, sem estresse, inclusive, alguns candidatos se encontraram aqui no jornal, conversaram numa boa e é assim que tem que ser. Meus parabéns!
– A mensagem positiva do dia: “Não temos tempo para perder tempo”, do professor Américo Barbosa, grande incentivador do óleo de lavanda no país. Abençoada “segunda”! Ao ler esta mensagem, lembrei daquele “quadrinhos” do Snoopy: O Charle chega e diz para o seu cão, Snoopy: “Um dia nós vamos morrer, Snoopy”. E o cão, responde: “certo, Charle, mas nos outros dias todos não!”. Então, por isso, viva todos os outros dias, e viva bem!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário