Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 03/08/2022

03/08/2022 - 06h00min

Atualizada em 10/08/2022 - 16h22min

Começo de Conversa

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

DIA 5
Encerra no dia 5 de agosto o prazo para os partidos decidirem seus candidatos na eleição deste ano. Então, por enquanto, alguns ainda são pré-candidatos e outros já são candidatos (já foram homologados em convenção). Como na sexta-feira falamos da extensa lista de candidatos a governador, hoje vamos com a lista de candidatos e pré-candidatos ao Senado, lembrando que nesta eleição é só um eleito. Uma eleição é um, na seguinte são dois. Eis os principais nomes: Lasier (Podemos, ex-PDT), Mourão (Republicanos), Olívio Dutra (PT), Airto Ferronato (PSB), Comandante Nadia (PP) e Ana Amélia Lemos (PSD), na aliança PSDB/MDB.

 

DERLY E ADEMIR
Por falar na aliança entre PSDB e MDB no Estado, a gente lembra do Teewald. Históricamente, a rivalidade de décadas sempre foi entre Ademir e Derly (in memorian). Era uma rivalidade (sadia) que hoje não existe lá, não só porque o ex-prefeito Derly Basségio nos deixou, falecendo precocemente no ano passado, mas também porque o PSDB perdeu muitas lideranças lá, inclusive Ademir, que está no PTB. Com este quadro, unindo rivais, a gente imagina como será a eleição daqui a três meses. Então, imagina o que os líderes do MDB e PSDB do Estado estão propondo pelos pagos afora: colocar dois partidos rivais no mesmo palanque. Onde ficam as rivalidades municipais?

 

POLITICANDO
-A política de Dois Irmãos terá um paradoxo nesta eleição. Não apenas porque MDB e PSDB selaram acordo no Estado, o que seria o mesmo de colocar no mesmo palanque o Skapelli e a Tânia. Escrevo isso por outros motivos.
– Não é só o filiado do MDB que talvez tenha dificuldade em seguir a diretriz do partido em votar no Leite ou na Tebet para presidente. Tem líderes do MDB mais identificados com Bolsonaro do que a Tebet. A pergunta é: quem leva o voto: Onyx ou Heinze? Ou quem?
– O voto mais certo e mais tranquilo para alguém do MDB é para deputado estadual, onde tem a Tânia. Talvez o partido não tenha nem candidato ao Senado. Bons tempos em que o Simon era sacramentado, voto certo para qualquer emedebista.
– O mesmo pode ocorrer com quem é do PDT. O filiado do PDT daqui vai de Vieira da Cunha no Estado e Ciro para presidente? Ou vai de Lula ou Bolsonaro?
– E o PSB daqui, vai votar no Beto Albuquerque ao Governo e Lula para presidente, já que o PSB indicou o vice de Lula?
– Para o PP ficou de barbada a eleição à majoritária, pois tem o Heinze e Bolsonaro, já que o partido selou aliança com o PL do presidente. Ou nem todos concordam?
– Da mesma forma para o PT. Aliás, o eleitor do PT costuma votar no partido, então, não há nem o que discutir: Olívio, Pretto e Lula.
– Por falar em Senado, para o Republicanos ficou de barbada votar ao Senado para quem é identificado com a sigla: General Mourão é o nome.
– A mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “O segredo da vida não é ter tudo o que você quer, mas amar tudo o que você tem”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.