Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 04/10/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
MAIS 500
Dois Irmãos ganhou cerca de 500 novos eleitores da última eleição municipal para cá. Nesta eleição, teremos 24.812 aptos a votar.
Morro Reuter teve cerca de 100 a mais, chegando a 5.364 eleitores e o Teewald, chegou a 5.300, sendo quase 200 a mais.
Ao todo, a Comarca soma 35.476 eleitores e o eleitorado feminino é maioria em Dois Irmãos, com 52%.
10, 11, 12 OU 22
-Neste ano, as eleições em Dois Irmãos e no Teewald são diferentes do que em Morro Reuter. No Morro, depois de muitas eleições entre 14 contra 15, 15 x 12, 15 x 13 e uma de candidatura única, neste ano voltamos à disputa antiga, entre PDS e PMDB, ou seja, PP x MDB (11 x 15).
-Já no Teewald é um pleito inédito, pois é União Brasil contra MDB. As eleições passadas foram 12 x 11 e 12 x 45, ou seja, PDT que venceu o PP e o PSDB, que não é cabeça de chapa. Antes disso foi 11 x 15 e 45 x 15 por muitos anos, onde PP, PSDB e MDB também venceram, formando um revezamento. Por isso, esse ano entre 44 x 15, é uma eleição inédita.
– Em Dois Irmãos, também é inédita, pois muitas eleições foram polarizadas entre o 15 e o 13, ou seja, MDB x PT. Mas, nesse ano, tanto MDB como PT concorrem de vice, algo inédito na eleição dois-irmonense, pois as cabeças de chapa estão com o 11 e o 12 (PP e PDT), mais o Republicanos e PL (que vão chapa pura). Nas eleições anteriores, a eleição teve mais de dois candidatos, mas foi polarizada sempre por 11 x 13 e 15 x 13.
ELEITORES
-Parabéns aos candidatos pelo alto nível da campanha, apesar de, sim, terem muitas acusações e tudo o que é inerente às campanhas. A cidade continuou respirando e fluindo normalmente, não parou por conta do pleito, como acontecia antigamente e ainda acontece em municípios menores.
– Então, boa eleição Geca, Jerri, Cleri e Mauro e parabéns por aceitarem o desafio de enfrentar uma campanha, algo que não é fácil – da mesma forma os candidatos e candidatas a vices!
-Agora falando com os eleitores, o pedido é que votem consciente e, mais do que isso, avaliem os candidatos, passado, presente e futuro antes de votar. Para prefeito são apenas 4 opções, fica mais fácil de decidir, mas tire um tempo para se reunir em família ou amigos para avaliar em quem votar para vereador, pois o leque de opções é grande.
NÃO QUER CALAR
Para quem entrou ou está entrando na política nesta eleição, ou mesmo os que já estão há 5 ou 10 anos na política, você sabe quem foi Romeo Wolf, Mallmann ou Rübenich, ou mesmo Justino? Sabe o perfil que tinham como prefeito?
TREINAMENTO
A gente sabe que, na campanha, o objetivo dos candidatos é angariar votos. Então, depois da campanha, uma humilde sugestão é colocar umas pessoas ‘da antiga’ da nossa política para palestrar aos futuros vereadores, independente de quem se eleger. Se você achar uma ideia absurda, ignore-a. Muitos bons prefeitos já faleceram, assim como vereadores memoráveis, mas temos (ainda) muitos que podem ajudar a enriquecer e preparar a nossa futura Câmara. E a sugestão é deixar esse bate-papo aberto ao público, afinal, imagina ouvir o Belarmino, Ricardo Wirth, Chile, Décio, Padeiro, Rambo e tantos outros edis dos anos 90 ou 80 para trás (ou prefeitos e secretários). Um dia só seria pouco! Uma pena termos perdido tantos políticos nos últimos anos!
– Infelizmente foi uma campanha rápida, a gente não conseguiu falar com muitos candidatos a vereadores, vi pela lista de nomes que muitos amigos/conhecidos estavam concorrendo, mas o prazo foi curto. Boa campanha a todos e estamos (sempre) de portas abertas, vencendo ou não as eleições!
– A mensagem positiva do dia: “A sorte só te encontra no caminho, a sorte nunca acordou ninguém”, do empresário Pablo Marçal. Abençoada ‘segunda-feira’ e boa eleição a todos!