Coluna Dois Irmãos

Começo de conversa – 04/10/23

04/10/2023 - 08h31min

Mauri Marcelo Toni Dandel

GLOBO RURAL
Hoje vem uma equipe do Globo Rural para produzir matérias sobre as lavandas de Morro Reuter. A equipe vai ficar dois ou três dias circulando pelo município, mostrando tudo o que se faz com esta planta que traz toda uma aura de curiosidade e de charme em volta dela. Então, se você circular por aí, não ‘se assuste’ se encontrar os carros da Globo.

MORRO?
Ah, mas a coluna é de Dois Irmãos e tu estás falando do Morro… “lamzam”, que abaixo eu explico isso!

BELEZAS
Já escrevi mil vezes aqui que temos muitas belezas para mostrar para o Brasil. A lavanda é só uma delas! Se você viajar para qualquer lugar do Estado ou do Brasil vai encontrar lindas paisagens, belas festas, boa gastronomia, povo hospitaleiro e tudo mais. Mas, com uma diferença: aqui em Dois Irmãos, Morro Reuter, Teewald e várias outras cidades vizinhas da região nós temos ‘tudo xunto reunido’, ou seja, temos tudo isso. E pode apostar: não são todas as cidades do país que são privilegiadas a este ponto, de ter “tudo isso”, ou tem gastronomia e não tem evento, ou tem evento e não tem povo hospitaleiro e assim por diante!

A METADE PELO DOBRO
-E, afora isso, nosso turismo (ainda) é barato. Sei que um e outro leitor vai achar o almoço em tal restaurante ou café colonial caro, mas vai a outras cidades turísticas maiores para comparar! Aposto que no restante do Brasil você pagará o dobro para ter a metade do que você tem aqui. E mais: nossos municípios da Encosta da Serra tem recantos que nem a gente conhece!
-Dias atrás fui conhecer uma pousada no Morro que eu passava na estrada e achava uma coisa, quando entrei e conheci do portão para dentro (afora a mesa do café colonial) me fiz a seguinte pergunta: porque a gente daqui não valoriza o que temos aqui! Não estou dizendo em deixar de viajar para fora do país, Nordeste ou qualquer outra região turística. Muito pelo contrário, mas temos que tirar um ‘findi’ ou um domingo ou uma tarde para conhecer o que temos aqui e que a gente ACHA que conhece!

PEGADINHA
Pois é, comecei falando das lavandas do Morro e você pensou que o Morro não é Dois Irmãos. Logo pensou nas divisas municipais. Mas comecei pela lavanda apenas para entrar em um assunto regional da gente divulgar ao Brasil tudo o que temos de bom e bonito. E aqui está o ponto: fiz uma espécie de pegadinha, pois acredito que, no turismo e na hora de trazer dinheiro de fora para cá, temos que esquecer as divisas de municípios e trabalhar todos juntos. Unidos! E amanhã eu trago um bom exemplo disso!
Vai lá em SP ou no Nordeste e pergunta a qualquer um que vem paraa Serra se eles sabem a diferença de Gramado e Canela. Embora a gente aqui saiba a diferença, para a maioria dos turistas que vem de lá, Gramado e Canela é uma coisa só, se hospeda em Gramado, vai na cascata de Canela, janta em Gramado, visita a Catedral de Canela e assim por diante. E o mesmo vale para Bento e Garibaldi. A Rota do Vinho e da Uva não é só em Bento. A Maria Fumaça começa em Bento mas passa por Garibaldi e termina em Carlos Barbosa.
Então, que tal esquecermos as divisas de municípios por aqui também? ‘Juntos, com certeza vamos mais longe’! E esta é a mensagem positiva do dia, pois esta frase vale para este assunto e vale para tudo na vida!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário