/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 05/02/2025

05/02/2025 - 06h00min

Mauri Marcelo Toni Dandel

INDÚSTRIA

Sabe aquela grande indústria multinacional que foi o tema central da campanha política no ano passado? Ela ia embora para uma cidade próxima. Mas não vai mais!
Há muita ‘burrocracia’ do Estado, Leis e muitos outros órgãos que trancam tudo, por isso esse estado não vai para a frente! Em resumo, por falta de licença ambiental, a Mahindra não vai mais para Araricá.

PLÁTANOS

-Como falamos do acidente das árvores podres que caíram sobre os motociclistas, sem querer misturar os assuntos, mas já que mexi no vespeiro, vamos finalizar um assunto sem fim.
-Falando em árvore podre, aproveito o momento para falar duas coisas sobre os plátanos da BR-116. Novamente abordo o assunto porque cada vez que uma árvore dessas é cortada, chovem pessoas reclamando… – para nós! Tiraram um plátano podre na Picada São Paulo, ligaram para nós. Cortaram outro plátano que ameaçava cair no Travessão; ligaram para quem? Quando cortaram plátanos para fazer um trevo ou rotatória, adivinha qual telefone tocou? Vou sugerir que alguém crie o “SAC dos Plátanos” ou disk denúncia, sei lá…

DUAS COISAS

-Mas, voltando ao assunto, só tenho a dizer duas coisas: não vejo mal algum quando os bombeiros ou a Prefeitura cortam um plátano podre que ameaça a vida de pessoas, podendo cair sobre carros e casas. Mas…
-Sim, concordo, estamos perdendo nossos túneis verdes (ou amarelados) na BR-116. É uma pena, mas nossa rodovia está perdendo o charme! E um plátano podre cair sobre alguém é raro! É quase impossível, mas…
-Mas, digo outra coisa importante – e já falo isso há muitos anos: tem várias colunas que escrevi sugerindo o REPLANTIO de plátanos. Várias. Se tivéssemos começado a replantar plátanos naquela época que comecei a alertar (e certamente outras pessoas também o fizeram), não teríamos estes “clarões” sem túnel verde! Não adianta chorar o leite derramado, ou melhor, chorar apenas o plátano derrubado…
-De 20 anos para cá, além do plátano, se falou muito em liquidambar, mas, como é mais caro, tem poucas plantadas por aí, infelizmente.
– No ano passado, conheci a “acerpal mato” ou “acer palmatum”. Então, sugiro que você pesquise: acerpal mato, quem sabe, apesar de não ser “histórico” da Rota Romântica brasileira e nem da Romantishe Strasse alemã (como o liquidambar), pode ser uma boa alternativa aos plátanos, pois assim não perderemos nossos túneis tão característicos e que deram origem ao nosso grande turismo regional.
-Aliás, pesquise no site do Diário estas colunas, sei que as últimas são de fevereiro e novembro do ano passado. E, friso: é uma pena perder os túneis verdes, mas, se para cada árvore derrubada, fosse replantado outro plátano, liquidambar ou acer palmatum nos “clarões” já existentes, a nossa realidade já seria outra!
– A mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “Tarde foi ontem, hoje ainda dá tempo”. Abençoada semana!

Sair da versão mobile