Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 06/11/23
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
FRASE DO DIA
“Não é fácil manter, ninguém está querendo assumir o compromisso. Antigamente, nos primeiros corais, enchia de gente. Todos queriam. Hoje ninguém mais quer. Uma pena, os jovens não querem mais”.
Esta frase é do Querino Klauck, regente do Coral Santa Cecília. E esta frase não é somente para o coral, mas para todas as entidades (quase) e tudo que temos construído na nossa cidade e região.
É por isso que a gente vê muitas sociedades de portas fechadas na região. Outras, funciona só o restaurante ou um bar e ‘olha lá’! Muitos clubes festivos pararam, muitos clubes tradicionais não existem mais, aliás, vários campos de futebol e escolinhas estão fechados. Está difícil até para manter associação de moradores hoje em dia! Tem localidade que, graças ao mutirão e a associação tem água encanada e ainda bem que foi feita no passado, pois se dependesse de algum perfil de jovens hoje em dia…
COLUNA DOS PARABÉNS
Então, meus parabéns ao Querino, seu filho e todos do coral, mas também às nossas sociedades que continuam em pé e bem ativas, cada qual com sua peculiaridade! E vale frisar que hoje o coral será homenageado na Câmara, através da moção do vereador Ramon.
PARA OFENDER?
Eu não me canso de dizer o seguinte – e não se ofendam (ou é para se ofender mesmo!) – e se você discordar, envie seu ponto de vista que publicaremos: se não fossem nossos pais e avós (ou bisas) construindo igrejas, escolas, sociedades e campos de futebol, na base do mutirão e do Livro Ouro, duvido que hoje em dia existiria metade do que temos. Imagina se teria tantas capelas, campos, igrejas, sociedades, grupos de bolão, de tiro e times de futebol.
Aliás, tem campos que a gente passa na frente e tem vaca pastando! Ou seja, o time acabou, mas o local, pelo menos, não está abandonado totalmente.
Ou seja: se só manter funcionando já é difícil, imagina construir do zero. É uma pena que nossos filhos e netos não terão esta referência! Então, não é para ofender ninguém, mas esta é mais uma forma de elogiar os que tanto trabalharam pelo bem comum!
RÁPIDAS
– Os ciclones tinham dado uma “sumida”, pois agora apareceu, de novo, o tal do El Niño. Este ano está uma barbaridade, São Pedro deve estar de brincadeira, só pode!
– Um familiar foi levar algumas doações de caminhão a Muçum nesta semana que passou e ficou apavorado. Escrevo aqui apenas três frases do Whats que me enviou: “ainda tem barro e lixo nas ruas”, “os relatos das pessoas são muito tristes” e “á água subiu 2,80m em menos de 1 hora”. Que Natal terão os atingidos de Encantado, Santa Teresa, Roca Sales e Muçum?
– Por falar nisso, faz tempo que estava “me coçando” pra fazer este esclarecimento: Muçum com ç é o nome do município, Mussum (com ss) era o humorista dos Trapalhões. E, sim, o Muçum levou este nome porque tinha uma cachoeira no Rio Taquari onde tinha muito mussum (com ss, o peixe-cobra).
– A mensagem positiva do dia: “Se você não tiver sonhos, viverá o sonho de outras pessoas (em troca de dinheiro)”. Ótima segunda para você e sua família!