Coluna Dois Irmãos

Começo de conversa 08/10/2024

08/10/2024 - 06h00min

Atualizada em 08/10/2024 - 17h14min

Mauri Marcelo Toni Dandel

PESQUISAS

-Tomei conhecimento de pesquisas de três candidatos a prefeito de Dois Irmãos na última semana. Na região, em muitas cidades, os dois lados tinham pesquisa estando na frente.
-A pesquisa divulgada pela coligação Jerri/Juarez dava 53% para eles (em números redondos), 16% para Cleri/Miguel e 6% para Mauro/Denise e 3% para Geca/Melise, mais indecisos e brancos.
– O resultado foi de 68% para Jerri, 23% para Cleri, 6% para Mauro e 1,5% para Geca. Ou seja…
– Fiquei curioso para ver o resultado desta pesquisa do Jerri/Juarez somente pelos votos válidos. Será que sem os indecisos e brancos, o resultado não seria parecido com as urnas? Sim ou não?
– Em Morro Reuter, a coligação Airton e Sônia divulgou pesquisa na quarta passada com 69% contra 15%, mais indecisos e tal. Da mesma forma, queria ver essa pesquisa do Index somente com votos válidos, pois o resultado foi 73% contra 26%.
– Não sou de confiar muito em pesquisas, mas essa é mais uma que passou raspando…

TÂNIA

A ex-prefeita Tânia (MDB) ficou em terceiro na eleição em Novo Hamburgo. Não ganhou, mas ganhou, afinal, a votação foi grande. A eleição lá estava mais parelha há um mês, com pesquisa apontando vitória para lá e para cá, mas quando Gustavo Finck (PP) despontou e se tornou um nome para enfrentar Tarcísio (ex-PT e atual no PDT), Finck conquistou os chamados votos úteis, ou seja, acabou esvaziando as candidaturas da Tânia e do Raizer.

CURIOSIDADES

– Cleri fez cerca de 20 pesquisas (ou até mais) ao longo da campanha. Deve ter sido o candidato que mais pesquisa fez na região.
– A eleição em Gramado não “deu emenda”, pois Nestor Tissot (PP) conquistou imensa maioria.
– O PP venceu em Gramado, Igrejinha, Sapiranga e NH. Já o PT perdeu São Leopoldo, onde historicamente comandava a Prefeitura.

CURIOSIDADES DA CÂMARA

– Marcos Nogueira, que era suplente de vereador aqui pelo PDT, concorreu no Morro pelo PP e foi o 9º mais votado com 173 votos, mas ficou de fora por conta da legenda.
– Em Morro Reuter, dos 9 vereadores que buscaram a reeleição, se reelegeram 7 deles, entre eles, Caçamba, que é vereador desde que o município se emancipou.
– No Teewald, de 9 edis, só 5 concorreram a reeleição e, pois duas vereadores não ‘foram’ e um foi impugnado. Então, de 6, só 3 ‘passaram’.
– Em Dois Irmãos, dos 9 edis da Câmara, 8 concorreram a reeleição, e, dos 8, somente 5 se reelegeram. Se a gente contar o Paulinho Gehrke (PP) que foi vereador por dois anos quando Tavares foi para a Saúde, então, foram 6.
– Continuam na Câmara o Edinho, Elony, Kroetz, Tavares e Celina; os novatos que assumirão pela primeira vez são Betinho Klein, Kelvin Penedo e prof. Andrea Blume. O outro eleito é o Paulinho, já citado.
– Então, parabéns a todos os eleitos, a todos que concorreram, perdendo ou ganhando, afinal…
– …a mensagem positiva do dia é aquela ‘famosa’: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”, da ex-presidente Dilma Rousseff. Essa frase virou meme, virou piada, mas em se tratando de eleição, como me disse um eleito “de primeira viagem” ontem, dependendo da ótica, ‘quem ganhou vai perder e quem perdeu, pode ganhar’…

Copyright© 2020 - Grupo o Diário