Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 09/08/2024

09/08/2024 - 06h00min

Atualizada em 10/08/2024 - 06h53min

Mauri Marcelo Toni Dandel

MEDO

Essa coluna de hoje não é sobre Dois Irmãos, mas um assunto que interessa a toda a nossa redondeza.
Em nossas andanças, percebemos que a campanha eleitoral já começou (quase), mas se percebe que ainda tem muito candidato “meio perdido”. Parece que nada pode e tudo é proibido. Eu sei que “burrocratizaram” as campanhas eleitorais com uma finalidade nobre (não sei qual), mas, literalmente, parece que amarraram as mãos dos candidatos.
Para fazer um santinho, tem que abrir CNPJ, esperar vir a folha, aí abrir conta em banco, pedir talão de cheques, depositar o dinheiro na conta para então encomendar o serviço. Como faltam 50 dias para a eleição, é capaz de chegar o santinho e a eleição ter passado já!

NÃO QUER CALAR

Será que isso é para “organizar a coisa” ou para afastar muitos bons homens e mulheres do processo eleitoral?

PREFEITURA

Da mesma forma, muitas prefeituras estão ‘amordaçadas’. Desculpem o termo, mas não falo em tom de crítica, apenas não encontrei a palavra ideal. Muitas Prefeituras tiraram do Facebook e Instagram, pois poderia ser “uso da máquina pública para favorecimento” ou “propaganda eleitoral antecipada” ou “abuso do poder econômico” ou sei lá qual delito infringiriam. Mas, quem criou essa lei não pensa que uma rede social de uma Prefeitura tem caráter informativo ao seu povo?

NA BOCA DO POVO
Como avisar que o telefone de uma emergência ou posto de saúde está fora do ar e qual o telefone “reserva” para ligar em caso de urgência? Como a avisar que vai faltar água ou que uma rua estará fechada para obras ou que vai ter algo em determinado bairro ou escola?

FESTAS

Pior AINDA é com as festas municipais. Parece que a Lei proíbe até de divulgar a festa, mas como o povo saberá da festa para sair de casa e ir até ela? No site temos uma coluna extra falando somente sobre isso, mas aqui no impresso, falaremos mais disso, porque hoje o espaço está curto!

MENSAGEM

– A mensagem positiva do dia, compartilhada pelo leitor Pedrinho Kieling, da Grande São José: “Não precisamos ter medo de arriscar, se der certo, vencemos; se der errado, aprendemos”, autor desconhecido.
– Por falar nisso, no meu “livro sempre prometido e nunca escrito/lançado” sobre o “Manual de Sobrevivência na Grande Dois Irmãos”, escrevi que a Grande São José do Herval é a “metrópole” de várias comunidades ali próximas… Outro dia falo mais desse “pseudo-livro” que explica porque Dois Irmãos é a “mini-metrópole” para os antigos veranistas do Morro e também explica o óbvio (não tão óbvio para todos): os Padre Eterno e o S.J. do Herval que não pertence ao Herval e que a B.V. do Herval pertence ao Herval, mas tem “o” Herval e “a” Herval… Abençoada “segunda-feira” e bom final de semana!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.