Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 09/08/23

09/08/2023 - 06h00min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

R$ 10 MILHÕES
A Câmara aprovou o projeto da Prefeitura para financiar até R$ 10 milhões no Badesul par obras, entre elas, a construção de uma nova ponte ao lado da Ponte de Pedra. A votação criou polêmica na Câmara, a bancada governista defendeu o financiamento e o único a criticar e a votar conta foi o suplente Márcio, do PT, que ocupa a vaga da vereadora Sheila.

PASSADO
Comentando ontem este assunto com o pessoal, alguém lembrou que há algum tempo um projeto similar foi enviado à Câmara por um governo anterior. Era um financiamento para construir uma ponte no mesmo lugar e ele foi reprovado. Não lembro bem das informações da época, por isso não comentarei o assunto. Mas, pelo menos, saindo caro ou barato, esta ponte, enfim, vai sair do papel de uma vez por todas. Cara ou barata, se da outra vez tivesse sido aprovado, estaria feita e o povo usufruindo! Se não aprovassem, quantos anos mais levaríamos para ter uma nova ponte?

SUSCETÍVEL

Não sei se você se deu conta, mas com as enchentes do ciclone de junho percebi o quanto somos suscetíveis às pontes e ao arroio Feitoria. Ele passa nos arredores do Centro, muitos quase nem o percebem, mas temos 4 pontes importantíssimas sobre o Feitoria. E 3 delas ficaram debaixo de água. Nestas horas a gente vê a importância das pontes. E se a água tivesse levado alguma delas embora, como seria nossa vida?

INTERDITADAS
Temos duas pontes menores que estão interditadas até hoje e isso atrapalha a vida de uma maneira que a gente jamais imaginaria. E são pontes secundárias, nos arroios da Esquerda e da Direita! Então, imagina se a enchente levasse embora uma ponte do Feitoria o caos que seria!

PONTE DE PEDRA
Aliás, imagina se acontecesse algo justamente com a Ponte de Pedra. Ela foi construída na época do Brasil Império quando só passavam carroças e cavalos, ou seja, poderia não suportar uma enchente ou um caminhão pesado. Por “sorte” o engenheiro que fez esta ponte a “milidécadas” atrás era dos bons, pois a Ponte de Pedra, mesmo sendo projetada para passar cavalos, esta aí firme e forte.

INEXORAVELMENTE
– Aliás, esperamos que a Ponte de Pedra esteja firme e forte. Torcemos para isso. Pois aconteceu na região dias atrás, em uma vistoria, de descobrirem que o pilar de uma certa ponte estava condenado e esta não foi ao chão por milagre. Imagina a catástrofe!
– Aliás, temos uma ponte antiga que foi abalada pelo ciclone e está interditada, sim. Contudo, ela é raramente usada por nós, pois fica depois da Cascata São Miguel, ou seja, para ter acesso é preciso ir a Ivoti.
– Então, irremediavelmente precisamos de pontes abertas e de novas pontes para não sermos reféns das que temos. Quanto a forma de fazer isso se tornar realidade, deixamos para os políticos cumprirem sua função para a qual foram eleitos, com cheque em branco nosso!
– Para finalizar, a mensagem positiva do dia: “O mundo tem urgência de três coisas: gestos que ensinem, palavras que edifiquem e mãos que ajudem”. Ótima ‘segunda-feira’!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário