Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 09/11/23

09/11/2023 - 06h00min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

ANEL VIÁRIO
Há algumas décadas, comentamos aqui que, pelo crescimento de Dois Irmãos seria importante investir em uma espécie de anel viário, que permitisse cortar a cidade de uma ponta a outra rapidamente e por asfalto, sem calçamento. Na época, Gramado estava fazendo o anel viário e tinha sempre notícia das obras de trechos do Rodoanel em SP, que é uma obra fantástica, só ir lá para ver! Além de tirar o trânsito da área central, isso seria fundamental para remoções via ambulância e outros casos. Na época, das que lembro, sugeri asfaltar a Av. Porto Alegre e a Florestal. Teve um ex-vereador que pegou gosto pela ideia e levou à tribuna da Câmara, mas discordou da Florestal, porque “era muito central”.

IMPORTANTE
Imagino que este assunto foi debatido pela comissão da mobilidade urbana e, se caso não foi, fica uma humilde sugestão. Vejamos o caso de ontem: a Av. João Klauck foi interditada de novo pela Corsan. Sem a ponte do Vale Verde concluída, a única ligação da BR-116 ao Centro é pela Irineu Becker. E, se por acaso, ocorresse um acidente ou algo que interditasse a Irineu (o que quase nunca ocorreu, salvo enchentes por poucas horas) a única ligação do Centro com a BR-116 seria via Rübenich e via Pedro Gregórius em Morro Reuter. Ou seja, Dois Irmãos estaria (quase) isolada…

LONGO PRAZO
Uma cidade que cresce como Dois Irmãos sempre tem problemas mais urgentes a resolver, por isso, estes “caprichos” como esta sugestão sempre foram ficando para depois. E tenho certeza que muita gente também pensou ou sugeriu algo parecido ou até melhor. Mas, apesar de tudo, acho que vale lançar a semente!
Acredito que não precisa ser um anel viário passando “por fora da cidade”, mas que tenhamos algumas avenidas preferenciais que você possa não só cortar a cidade de norte a sul (como as já citadas Porto Alegre e Florestal), mas também em outro sentido. Alguém já pensou em “emendar” a rua da Figueira (Moinho Velho) com aquela rua que passa atrás da Pegada? Se não me engano, o nome desta rua é Ella Hack, a saudosa Ella Hack, que já foi pauta do nosso caderno de Aniversário de Dois Irmãos. Neste caso, você entra na cidade pelo trevo da Herval e pode ir ao São João, Vila Rosa e Navegantes “por trás” do Moinho Velho.
A rua da Olaria seria outra boa ideia, mas eu discordei quando sugeriram estes dias, pois aquela via precisa ser conservada assim, pois é uma das mais lindas do município e retrata bem o que “toda Dois Irmãos” era!
– Nesta altura do campeonato alguém vai lembrar da passarela de pedestres do Primavera. Já ouvi muita gente xingar a Prefeitura por aquela obra, dizendo que em vez de passarela deveria ter sido ponto e “talecoisa”. Eu acredito que, para a época, a passarela foi uma mão na roda, está ótima assim, cumpriu e cumpre sua missão. Não sei se hoje uma ponte ali não seria um elefante branco pelo custo e se resolveria muita coisa, pois passa “por dentro do bairro, mas, quem sou eu pra ser contra! Enfim, são apenas sugestões e quem quiser, o espaço está a disposição.
– A mensagem positiva do dia é do C. Torres Pastorino: “Não dê ao seu corpo alimentos novivos e pensamentos negativos, fale sempre de saúde e riqueza, de progresso e vitória”. Belíssima frase do Minutos de Sabedoria, afinal, como dizia Earl Nightingale: “Se você pensa em termos negativos, irá obter resultados negativos, e se você pensa em termos positivos, colherá resultados positivos”. Ótima ‘segunda’!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário