Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 10/02/2025
Mauri Marcelo Toni Dandel
DOMINGOS LOTADOS
Mesmo sendo o auge do verão – e muita gente ainda estando na praia – a movimentação nos nossos restaurantes e cafés coloniais é muito grande aos domingos. E ontem não foi diferente!
É impressionante a quantidade de visitantes que vêm aqui almoçar aos domingos, gerando renda – e muito emprego! Realmente, a nossa gastronomia (aliada ao turismo) é uma indústria fortíssima, que movimenta toda uma cadeia produtiva!
PASSADO
Dois Irmãos e Morro Reuter hoje são dois municípios, mas no passado era um só. Antes disso, eram apenas distritos de São Leopoldo. Hoje, ambos fazem grande sucesso pela sua gastronomia. As duas cidades são um oásis da boa comida, não apenas na culinária alemã como era no passado, pois atualmente está bastante variada.
CAFÉ COLONIAL
É claro que o carro chefe ainda é a comida típica colonial e o “café colonial”, em si. Aliás, o café colonial é uma marca conhecida no Brasil inteiro, onde Gramado leva a fama, mas nossa história diz que ele nasceu aqui.
Hoje, Dois Irmãos não tem mais muitas opções de café colonial, mas Morro Reuter ainda oferece muitas, da mesma forma que Picada Café vem ganhando espaço.
FORÇA
No meu humilde modo de pensar, os municípios não concorrem, ao contrário, a união faz a força. Até porque, você vai a algum restaurante, pizzaria ou café do Morro e encontra muita gente daqui – e o contrário. Inclusive empreendedores de lá moram aqui.
Os mais antigos contam, saudosos, do café colonial que se servia aos visitantes na antiga rodoviária do Morro, nos Weber e nos arredores da BR-116; além do café que era servido aqui em Dois Irmãos nas proximidades da Atiradores. Então, temos mais é que agradecer aos antigos por terem iniciado tudo isso.
– Aliás, lembro que uma vez perguntamos na Começo: valeria um livro sobre o assunto, recuperando fatos históricos do café colonial e da nossa gastronomia? Essa história precisa ser registrada!
COLUNA DOS PARABÉNS
– Felicitações ao Carlinhos, ao Tuki e todos da Tucar pelo aniversário de 15 anos da revenda. Parece que foi ontem que nasceram, lembro dos primeiros anúncios no Diário – e lá se foram 15 anos!
– Por falar em aniversário, o Colégio Imaculada vai completar 125 anos neste ano e vem muita coisa boa por aí.
– Deixamos também nossos elogios e desejos de um grande ano, muito produtivo, aos vereadores, que têm a segunda sessão hoje, depois de retornarem aos trabalhos na segunda-feira passada.
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia: “Não é o que você leva no bolso que te faz valioso, é o que você deixa no coração dos outros”. Abençoada segunda-feira!