Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 10/11/23

10/11/2023 - 06h00min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

REGRESSIVA
Hoje é dia 10, portanto, daqui a 7 dias inicia o Natal dos Anjos. O pouco de decoração que já foi ligada já arrancou suspiros. Não é uma maravilha esta época do ano e não é sensacional morar em uma cidade que tem um evento natalino como este?
IMIGRAÇÃO
A região está empenhada na celebração dos 200 anos da Imigração Alemã, então, ontem estava conversando com o Felipe Kuhn Braun e ele me contou algo que jamais imaginaria: a grande imigração alemã para os EUA. Aqui no RS os primeiros alemães chegaram em 1824, mas para os EUA foi em 1624, ou seja, lá já estão celebrando 400 anos da imigração alemã.
O reduto de imigrantes alemães é na Pensilvânia. E outro dado interessantíssimo é a votação para escolher o idioma dos EUA. Com um único voto a menos, o alemão perdeu para o inglês. Já pensou se o resultado fosse o contrário? Então, aproveitando, dia 23, o Felipe lança seu livro “As noivas de preto”, na Fundação Scheffel/NH.
Por falar na Scheffel e na imigração alemã nos EUA, lembro de uma conversa com o nosso artista Flávio Scholles, que me contou, no passado, a força alemã em São Paulo. Uma pena que não lembro mais da história completa, mas é para você ver o quanto sabemos pouco de história (falo por mim!) não só alemã, como do Brasil, do RS e assim por diante.

RÁPIDAS
– Por falar nisso, ontem, dia 9, foram celebrados os 175 anos da chegada de Barbara Maix ao Brasil: “Chegamos ao Rio sem dinheiro, sem conhecer ninguém, sem saber a língua, com muita fome, mas cheias de confiança em Deus e Nossa Senhora”, é a frase de Madre Isabel, dita em 1848, divulgada pelo Colégio Imaculada para celebrar esta data da fundadora. Sem querer te pedir para ter empatia, mas, nos dias de hoje, já pensou você chegar em um país desconhecido, com a roupa do corpo, sem ter absolutamente nada?
– Por falar nisso, Felipe está lançando também um livro sobre a história da Congregação de Santa Catarina, que foi responsável por escolas e hospitais no sul do país.
– Mudando de assunto, o Brasileirão tem uns 20 anos de pontos corridos e nunca esteve com a liderança tão embolada como este ano. Teve campeonato que no início do returno a gente já sabia quem seria campeão. Aí a imprensa gaúcha fica metendo pilha que tem 5 ou 6 times lutando pelo título. Será mesmo? E outra parte da imprensa fala que o Inter está “perigando”. Bah, seis pontos fora da zona e em 11º tu acha mesmo que corre risco, ah vá!
– Como não temos mais as colunas Imortal Tricolor e Paixão Colorada, que davam tanta polêmica, fiz este breve comentário-esportivo de São Tomé aqui mesmo!
– Vai ser um sucesso o Enzo Milano Churras Festival, com modão, música e churrasco no dia 18!
-E, para finalizar, a mensagem positiva do dia é da Bárbara Maix: “Mostremos, com o nosso exemplo, aquilo que, com palavras, ensinamos”. Grande ensinamento, que vai de encontra àquela frase do jeitinho brasileiro que diz “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”. Ótima ‘segunda-feira’ para você que ‘todo dia é segunda’ e bom final de semana para quem já está de olho no “feriadão” a partir de quarta.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário