Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 11/07/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
GASOLINA
Gasolina a 6 contos é dose pra mamute! Não estou aqui jogando pedra em governo federal, mas apenas para lembrar o que já falamos há 20 anos: gasolina é usada pelo governo para fazer política e “jogadas econômicas”…
GASOLINA E CELULAR
-Então, senhoras e senhoras, se me permitem, vou fazer aqui uma metáfora, ou melhor, alusão entre combustível e telefone celular.
-Você lembra quando a gente tinha celular e usava para o trabalho, para ligar para clientes e tal? A gente gastava 200 ou 300 contos por mês. Hoje, tendo uma conta fixada de celular em 100 contos você faz a festa, liga para todo mundo e ainda tem internet boa! Pois é, isso só acontece porque não tem monopólio (ainda mais estatal) como acontece com o combustível no Brasil.
-Sei que a telefonia móvel no país não tem lá muitos motivos para elogios, sinal ruim, 5G inexistente e tudo mais, contudo, pior seria se tivesse na mão de uma “Petrobras da telefonia”, uma empresa estatal que fosse ‘cabidão’ de emprego de político.
-Se a Petrobras ir bem ou mal, se tiver prejuízo ou lucro, o povo não ganha nada, apesar de ela ser “estatal”, ser do povo. Se o bicho “enfeia”, é só aumentar o preço e o povo paga.
-Mas, aconteceu o contrário na telefonia. A Oi deu bobeira e aconteceu o que? Ficou fora do mercado, mas nem por isso quem tinha Oi, como eu tive, ficou sem ter celular, foi só migrar para outra operadora! Se a gasolina está cara, não temos opção, vem tudo da Petrobrás, imagina se eu ainda tivesse Oi no celular, se não tivesse a opção da Vivo, Claro ou Tim.
Então, é isso que acontece quando o Estado cai fora e deixa quem é mais eficiente trabalhar! A Oi saiu do mercado e outras mais eficientes ocuparam o seu espaço! É só uma metáfora, mas o exemplo vale, não vale?
PICANTES DA POLÍTICA
-A grande pergunta sobre as eleições neste ano, agora que os pré-candidatos a prefeito já estão definidos, é: como ficará a dança das cadeiras na Câmara?
-Na última eleição, o PP e o MDB levaram três cadeiras cada um, ficando com a maior bancada. PDT, PT e PSB elegeram um cada um. Hoje, com as trocas partidárias, está assim: MDB com 4, PP com 3, PL e PT com um cada.
– Será que o PP conseguirá a quarta cadeira? Será que o PT busca a segunda? E o PDT que tinha uma e perdeu, mas agora deve ter candidato a prefeito, será que recupera uma vaga na Câmara? E o PL, se talvez venha com Sérgio Fink e outros nomes, amplia para duas ou mantém uma? E os demais? União Brasil, PSB, PDT e Republicanos conquistam a primeira cadeira?
-Neste final de semana que passou bateu exatamente 90 dias na contagem regressiva para as eleições de outubro. Ou seja, agora, é num piscar de olhos.
– Dias atrás citamos alguns nomes que vão e outros que não vão concorrer à vereança. E dos atuais 9 vereadores, a princípio, todos estão no páreo.
– Neste ano, na eleição, dos antigos edis, voltam a concorrer Eliane Becker, Sérgio Fink e quem mais? E o Joracir Filipin que já tínhamos especulado há mais de meio ano, parece que não vai mais.