Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 12/07/2022
Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
JEITINHO BRASILEIRO
Na sexta-feira falamos da gasolina, cujo litro está menos de 6 reais em Dois Irmãos e na Alemanha, mais de 10 ‘pilas’, mas a Alemanha é “outro país”. Parece redundante diz que a Alemanha é “outro país”, mas você entendeu o sentido, não é: europeu versus subdesenvolvidos. Pois bem, em Santa Catarina é encontrada a R$ 4,95. Ou seja, a gasolina é cara aqui nos pagos por conta dos governos gaúchos que sempre dão um jeitinho de meter mais impostos.
ESTACIONAMENTO
Um governador apareceu com a “nova matriz tributária”. Sim, um nome bonito para aumentar impostos. Outro aumentou impostos inventando outro nome. Um terceiro governador falou que dinheiro tinha, era só reorganizar o fluxo de caixa, mas se tinha dinheiro, pegou sua aposentadoria aos 37 anos, mas não baixou imposto. E aí estamos, dependendo de ‘carteiraço’ em Brasília (com a PEC) para, enfim, a gasolina baixar.
Quem nunca foi para o litoral catarinense na última década e pagou 50 centavos a um real a menos, pela mesma gasolina que sai aqui da refinaria de Canoas!? Se é o mesmo país, onde está o problema? É só um exemplo, o mesmo vale para o litro de leite a R$ 7 e outras coisas. É por isso que o Rio Grande está estacionado no crescimento!
JEITINHO GAÚCHO
Sinceramente? A gente fala em “jeitinho brasileiro” e todo mundo sabe o que significa. Que tal a gente começar a falar também “jeitinho gaúcho” (dos políticos)? Os governadores e deputados que passam pelos Palácios Piratini e Farroupilha sempre dão um jeito fazer a gente pagar mais impostos, por isso nosso custo de vida está alto. É o “jeitinho dos políticos gaúchos”.
NÃO É CARO
Aliás, você acha caro o litro de leite a 6 ou 7 ‘pila’? Talvez não seja, mas amanha a gente fala disso, fala do preço do leite, da cerveja e da carne…
Mas, antes de finalizar, há que se pensar em uma questão: tudo é caro ou nós que estamos ganhando pouco? Além do reajuste da inflação, quem aí teve um grande reajuste salarial nos últimos 7 ou 8 anos? Pois é, o Rio Grande estacionou no crescimento há décadas e isso se reflete na economia.
Outro exemplo, Santa Catarina não leva nosso combustível e vende mais barato, ela tem 6 ou 7 portos mandando produção para fora e importando e nós aqui no RS, mandamos nossa produção para lá, pois o porto que temos… bem, deixa para lá! Estas últimas décadas vão nos custar caro! Outro exemplo, o que tem de jovens e famílias inteiras daqui de Dois Irmãos e região indo trabalhar no litoral catarinense não é pouca coisa! São talentos que perdemos para um Estado (que parece) mais promissor!
– A mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “Em tudo na sua vida, em todos os campos, apenas motive, delegue e inspecione. E, se puder, inspire”.