Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 13/03/2024

13/03/2024 - 08h18min

Mauri Marcelo Toni Dandel

NOVO HAMBURGO

Já que aqui em Dois Irmãos os ‘candidatos a candidato’ (a prefeito) mudam toda semana, vamos falar da eleição em Novo Hamburgo, que deve ter a ex-prefeita daqui do páreo.

TRÊS PASSOS

Aliás, não é só em NH que terá gente daqui com foto na urna. Em Tiradentes do Sul (que se emancipou de Três Passos) teremos, a princípio, um ex-gerente de loja de Dois Irmãos concorrendo a prefeito. E, por falar nisso, o ex-prefeito de Três Passos, Cleri estava por aqui e amanhã a gente fala de outro nome de uma cidade vizinha que pode concorrer aqui…

TÂNIA

Escolhida da prefeita Fátima, a ex-prefeita Tânia deve ser a pré-candidata do MDB à prefeitura de NH contra o deputado estadual Delegado Zucco. É claro que teremos, ainda, outros candidatos com boas condições de vitória certamente, mas se Tânia ou Zucco vencer, os dois vencem. Ou melhor, os três. Ou os quatro!

GANHAR OU PERDER

Achou esta frase meio estranha? Logo mais a gente explica…
Então, eu não acredito que se um ganhar, o outro perde. Aliás, entre ganhar e perder, tem um terceiro ou quarto nome que também sai ganhando.

DILMA

A eleição de Novo Hamburgo, pelo jeito, vai ser igual àquela frase atribuída à ex-presidente Dilma, que dizia assim: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”. Ela estava certíssima, só discordo da parte final desta célebre frase: em vez de todo mundo perder, em NH acho que vai todo mundo ganhar!

NEXO

Se você achava que esta frase era hilária, eu vou te provar que ela tem muito nexo e tudo a ver com a eleição de Novo Hamburgo. Depois que você parar de rir eu te conto. Aliás, até falei com o deputado Issur pessoalmente estes dias a respeito!
Então, vamos lá: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder”. Explico: se Zucco ganhar, ele ganha, vira prefeito, mas se a Tânia for bem votada, mesmo perdendo, ganhará exposição e certamente pode crescer sua votação a deputada pelo MDB, talvez, podendo se eleger em 2026.

ZUCCO

-Da mesma forma, se a Tânia ser eleita, o Zucco continua deputado e em 2026 pode ampliar sua votação, pois não terá Tânia no páreo. Da mesma forma o Issur – e não só ele, como o Tarcísio – mas outros deputados devem estar de olho na eleição em NH, pois como alguns dos candidatos a prefeito (até agora) concorreram a deputado em 2022 (e devem concorrer em 2026), o eleito(a) prefeito(a) será um nome a menos para disputar a eleição em 2026.
– Então, na eleição em NH, além do Zucco e da Tânia, tem o Tarcísio, que saiu do PT em plena campanha para deputado em 2022 e agora deve concorrer pelo PDT. Além disso, tem PP, PL e outros tantos, mas apenas citamos os três para fazer esta crônica de que, nem sempre quem perde, perde, às vezes, quem perde, ganha… bom, deixa pra lá!
-A mensagem positiva do dia, de São João Batista: “E esta é a confiança que temos n’Ele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos atenderá”. Abençoada “segunda”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.