Coluna Dois Irmãos

Começo de conversa – 13/09/23

13/09/2023 - 06h00min

Mauri Marcelo Toni Dandel

PICANTES
– Ontem comentamos sobre os presidentes de partidos políticos na cidade, mas temos novidades. O presidente do PDT não é mais o Zóio, que saiu da presidência e do partido. Eliseu “Zóio” Oliveira deve compor o quadro do MDB para 2024.
– O fato pode surpreender alguns, mas a troca de partidos é absolutamente normal na política. Talvez não tão normal envolvendo presidentes…
– Por falar em PDT, fica a pergunta em relação ao futuro do partido ou sobre o PDT para 2024. Além da saída do Zóio mais recentemente, já teve outras saídas na época da campanha política Bolsonaro x Lula e um destes nomes, Jair Quilin havia anunciado que sairia (ou tinha saído) por não concordar com o fato do PDT nacional apoiar o PT.

PDT X LÍDERES
– Bueno, agora que alguns que integram o PDT já devem estar com o dedo coçando para enviar uma mensagem para reclamar com o colunista, um elogio ao PDT. Elogio?
– Ocorre que o PDT é ou era o maior partido do município em número de filiados. E, do PDT saíram três dos atuais presidentes de outros partidos na cidade e da Câmara. Como é que é?
– Pois é, o atual presidente do PSB, Eder, estava no PDT também e saiu para entrar no PSB, onde é o atual presidente. O atual presidente do PL, Mauro Rosso, era um dos líderes do PDT no passado, tanto que foi vice-prefeito. E outro que saiu do PDT para ser presidente (mas, da Câmara) foi Edinho Bueno, pelo MDB.
– Falando em presidentes de partido que eram líderes ou presidentes em partidos anteriores, o atual presidente do União Brasil, Adriano, também foi ex-presidente de outro partido, o PSB.
– Bueno, se é crítica ou elogio ao PDT por formar líderes (de outros partidos) deixo a critério de cada um.
– E, finalizando o assunto, como estamos a quase um ano da eleição de 2024, com certeza, novas trocas de partidos vão acontecer.

CURIOSIDADE
– “Estamos numa corrida para ver se conseguimos ajustar esse hospital no primeiro ano”, não vou dizer quem me disse esta frase, mas Dois Irmãos fica na torcida para que tenhamos novamente um hospital que o povo se orgulhe como era no passado. Bom trabalho à toda equipe Ana Nery no hospital São José daqui.
– Aliás, dias atrás alguém me falando em Ana Rech, hospital Ana Rech isso e aquilo, era Ana Rech pra lá e para cá e eu “boiando”. Até que me flagrei: a pessoa queria dizer Ana Nery, mas falava Ana Rech. Então, para evitar futuros equívocos, Hospital Ana Nery é um hospital de Santa Cruz do Sul (fundado em 1955 pelos evangélicos) e que administra o nosso hospital São José. Já Ana Rech é um distrito de Caxias e lá tem um hospital psiquiátrico, chamada Prof. Paulo Guedes, mas, que era mais conhecido por Ana Rech mesmo! Inclusive, no passado, quando alguém dizia “vai ter que ir parar no Ana Rech” a gente entendia a metáfora.
– Mudando de assunto, ótima ‘segunda-feira’ com a mensagem positiva do dia, do Luiz Marins, palestrante brasileiro: “O perigo não é você pensar grande e não conseguir o que deseja; o perigo é pensar pequeno e conseguir”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário