Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 14/05/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
MUITA CHUVA
O final de semana foi de mais chuva! Nem nos recuperamos da primeira enchente, a água nem baixou, e dá-lhe mau tempo. Pode não inundar, pode não aumentar a enchente, mas tem risco de deslizamento em uma terra castigada nas encostas. E atrapalha o resgate de quem ainda não pôde ser salvo, entre pessoas e animais.
TRISTE
Qualquer coisa que a gente vá escrever hoje é chover no molhado. Na verdade, a semana inteira estamos assim. Na hora de escrever, se não for forte (ou na hora de assistir um vídeo qualquer na internet) as lágrimas vêm.
E a chuva já passou da conta, nunca tivemos um desastre como esse no Brasil em toda a história. Aliás, talvez nunca o Brasil todo teve uma área tão grande devastada por uma tragédia dessas! Então, volto a dizer, se você pode, ajude, doe, faça Pix (a quem é de confiança), vá ajudar limpar, separar roupas, resgatar pessoas, cachorros e cavalos, doe ração…
FORTE
O Rio Grande, como a gente conhecia, não existe mais. É repetitivo, mas nunca é demais falar isso. E não podemos negar ajuda, não podemos reclamar de quem nos estende a mão, pois, no fim das contas, é o povo ajudando o povo. Tem ajuda dos governos, tarde ou não, e que bom que temos. Mas o povo está fazendo a diferença pois foi o primeiro a estender a mão. E se o Estado ou o Exército não estava aqui, não adianta a gente reclamar, pois agora, na hora deste pessoal voltar às suas casas, é que entra o Estado. Vai ter que entrar, pois serão milhares precisando de comida, casa, emprego, alimentação…
FACE DIREITA
Tem a frase de fazer o bem sem olhar a quem. Então, vamos receber a ajuda, não importando de onde ela venha. Então, temos que agradecer a ajuda dos governos federal, estadual e de prefeituras – e de outros estados – e do empresariado, das pessoas, do Brasil e do mundo, que estão mandando pelo Correio, por aviões, navios, carretas, porta-malas…
ABRIGO
Quero aqui agradecer a colaboração de todos que ajudaram e ainda vão ajudar este abrigo de São Leopoldo. São pessoas que não conheço, mas pediram ajuda, a gente se prontificou a ajudar e a receber doações aqui no jornal – e elas estão chegando. Nestas horas, a única coisa que temos a fazer é: agradecer. E o alcance do Insta e do site fez com quem viessem pessoas de várias cidades onde o Diário nem circula, para ajudar. Aqui, na dúvida, contate o Marciano pelo 9468-1284. Muito obrigado!
CÃES
Não só quem está salvando gente, não só quem está doando alimentação para as pessoas nos abrigos, mas quem está salvando os bichinhos e cuidando deles. Nesta hora, não importa quem você ajuda, não importa quem você salva. Então, todos somos seres, humanos e animais, que precisamos de ajuda. Quem quiser colaborar, pode deixar sua ração, medicamento e doações para pets no Diário em Dois Irmãos que vamos destinar a Ju, que dará o destino a quem precisa. Pra ti ter ideia, no sábado, levamos uma carga de feno para Novo Hamburgo com a camioneta do Paraná!