Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 15/08/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
FEIRA DO LIVRO
Dois Irmãos está no clima dos livros. A feira está aí na praça, então, aproveite para visitar as bancas e também conferir as apresentações no palco. Vale lembrar que tem muitas atrações especiais para as crianças, então, se você tem filho ou afilhado…
FELIPE
O patrono da feira este ano é o Felipe Kuhn Braun, autor de dezenas de livros que destacam a imigração alemã. Parabéns a Denise Maldaner e aos envolvidos pela escolha do Felipe, afinal, no ano do bicentenário da imigração alemã, nada mais coerente do que escolhê-lo como patrono do evento. Meus parabéns!
BARSA ALEMÃ
Costumo dizer que o Felipe é uma enciclopédia ambulante quando o assunto é a história germânica da nossa região. Ele conta cada coisa para a gente que é de ficar de boca aberta. Não sei como descobriu tanta coisa dos antepassados e, o principal, como ele lembra, como ele consegue guardar na memória. Realmente, é diferenciado, meus parabéns!
BAIXOS
Uma que o Felipe me contou em alguma de nossas conversas “sempre rápidas” é de cair o queixo, pois ela vai contra a história de que os alemães sempre foram altos. O fato é mais ou menos assim: em algumas aldeias na região do Hunsrück (na Alemanha) as pessoas são/eram muito baixas (quase anãs) e isso tinha a ver a falta de alimentação adequada. Felipe comentou que, inclusive, há casas em que ele mal conseguia entrar pela porta (e olha que ele não é tão alto assim). Curioso, não?
BANHA – SPECK
Outra história que ele e o Sandro Blume me contaram dias atrás quando fizeram o livro da história de São Sebastião do Caí é que aqui na nossa região, em tempos idos, a banha de porco (o speck) era conhecida como “ouro branco” e quem produzia e vendia era o mais próspero das comunidades. Aí você junta as histórias e vê que a Boa Vista do Herval era chamada de Speckhof, ou seja, pela produção e venda de banha da época, se entende porque era a sede do distrito de Padre Eterno, quando tudo pertencia a São Leopoldo.
RÁPIDAS
– O “findi” é cultural por aqui, temos a feira do livro rolando na Praça do Imigrante e domingo temos a caminhada orientada sobre a arquitetura aqui da São Miguel. Sensacional!
– Sábado tem Hunsrückfest, Musik´s e por aí vai…
-Sábado e domingo, 17 e 18, no Centro de Cultura, temos o Morro Cubing, competição oficial da World Cube Association. Felicitações à advogada Iara Werner Kolling por trazer esta modalidade para cá.
-Sábado tem a Hunsrückfest, que é a festa dos 14 anos da cervejaria Hunsrück, com Brilha Som. Yessas, já são 14 anos de Hunsrück, como o tempo passa! Meus parabéns!
– E sábado, volta o Musik´s com Destaque Nacional de Lajeado e Passarela de Erechim. Sucesso ao Kwen, ao Tiago e os envolvidos nesta nova fase.
– A mensagem positiva do dia: “Deixe as suas esperanças, e não as suas dores moldarem o seu futuro”, de Robert H. Schiller (EUA), Nobel de economia em 2013. Ou seja, olho no futuro para superar as decepções, deixando as tristezas para trás para seguir em frente é sempre o melhor a fazer. Abençoada semana!