Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 15/10/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
HISTÓRICO
Estamos preparando duas matérias históricas para publicarmos nos próximos dias. Uma é sobre o C.F. Brazil, time de 1917, do qual não se teve mais notícias – e, aliás, nem se sabia da existência. A primeira notícia foi veiculada no Especial de Emancipação, o assunto foi apresentado, mas agora a ideia é ver se existem familiares dos fundadores, descobrir se não há uma foto que seja para termos este registro.
ANO DE 1.883
Depois disso, chegou até a gente pelo Juarez Stein um documento de 21 de dezembro de 1883 que fala sobre a “Freguezia de Dois Irmãos”. Se hoje a gente reclama dos impostos que o governo federal cobra, espere até ver este documento, literalmente, os ancestrais da gente pagavam impostos até para colocar uma carroça na estrada (ou na picada, como era o caso na época). É uma metáfora, mas é mais ou menos por aí. Aliás, quem aí lembra da entrevista com o casal Schaumloeffel há uns dois anos onde mostraram uma “carteira de motorista” exigida para dirigir carroça de fazer entrega de linguiça e carne?
PAULINHO X PAULINO
– Voltando a falar as urnas, o que o Paulino e o Paulinho têm em comum, além do nome/apelido parecido?
– Assim como aconteceu com o Paulino Renz neste ano, que ficou de fora mesmo tendo feito 843 votos, o vereador Paulinho Gehrke (PP) já passou por isso em 2012.
-Gehrke fez 836 votos e ficou na suplência naquele ano. Mais de 10 anos depois, Paulino fez 843 e sequer ficou suplente, porque o partido não obteve o quociente eleitoral para eleger um único vereador.
-Voltando a 2012, naquela eleição, Marcio (PT) se elegeu com 651 votos e Jair Quilin (PDT), com 586, mas além do Paulinho Gehrke, também Eliseu Rossa (à época, do PT) ficou de fora com 627 votos.
CURIOSIDADES DAS URNAS
– Vamos continuar com as curiosidades das urnas. A gente iria falar aqui da eleição e 2008, mas coo foi uma eleição icônica, vamos deixar para amanhã. Mas, porque, icônica?
– Neste ano tivemos 61 candidatos a vereador e muita gente reclamou que não conhecia nem a metade dos postulantes à cadeira na Câmara.
-Pois bem, em 2008 foi icônico, pois amanhã vou citar 20 candidatos a vereador e você vai conhecer 17 ou 18, aposto! Muita gente conhecida disputou o pleito para a Câmara naquele ano, em que Tânia foi a mais votada e o atual prefeito se elegeu pela primeira vez. Vamos conferir amanhã?
– A mensagem positiva do dia é da internet, foi enviada pelo Pedrinho Kieling e se chama 3 lições para a vida: “1) Nem todo mundo que você ama vai ficar para sempre; 2) nem todos em que você confia serão leais; 3) algumas pessoas passam pela nossa vida para nos ensinar a não ser como elas”. Então, abençoada “segunda” para você, lembrando que, se a gente for resumir as 3 lições em uma frase só, seria: “aproveite o tempo, nem todos duram para sempre e nem serão leais com você para sempre, pois as pessoas são boas e más, e você pode aprender com todas”.