Coluna Dois Irmãos
Começo de conversa 16/10/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
A MAGIA ACONTECE
Ficou bonitão o letreiro do Natal dos Anjos colocado na rótula do Wendling. Além disso, ficou estiloso e não traz qualquer tipo de poluição visual, aquela ‘propaganda forçada’ que, às vezes, vemos na lateral das rodovias. Se de dia ficou bonito, é porque você não viu à noite, pois é a noite que a magia acontece. Meus parabéns à Ana Kuhn, ao Maicá, a Cris do Turismo e todos os envolvidos, pois sei que a ideia é antiga e que bom que se tornou realidade – e da forma que ficou! Mais à frente, vamos fazer uma matéria para explicar melhor. Tem a história da BR-116 ser corredor do turista que só passa, agora tem um tijolinho a mais para ajudar o turista entrar, duvido passar sem ver o letreiro.
LAVANDA
Por falar em festa, a Prefeitura já está colocando algumas decorações do Natal dos Anjos nas ruas. A do Kerb de São Miguel foi retirada na semana passada e retrasada, então, o Natal já vem aí. Mas, antes temos a Festa da Lavanda em Morro Reuter, que será neste final de semana e a abertura oficial já é nesta quinta, com show gratuito do Nenhum de Nós.
GIGANTE
Que bom que o turismo, mesmo de evento, está cada vez mais presente na vida das pessoas. Lembro que há 20 anos a gente dizia que a REGIÃO era um gigante adormecido no turismo. Agora, a realidade é outra, temos muita gente ganhando dinheiro com isso e é assim que tem que ser, seja com hospedagens nas suas casas, seja os restaurantes, pousadas no interior, hotéis nas cidades, postos de gasolina e assim por diante. Em geral, o turismo maior ainda é de evento ou gastronômico, mas estamos caminhando bem…
INVESTIMENTO
E só vai caminhar mais rápido se as Prefeituras continuarem “apostando” (ou investindo) e se o empreendedor ganhar dinheiro com seu investimento. Ponto. Ninguém vai abrir um café colonial ou cervejaria, se não tiver cliente. E quanto mais investimentos tivermos, públicos e privados, mais retorno teremos e mais empreendimentos teremos e mais impostos e empregos serão gerados. Meus parabéns a todos pela caminhada, do setor público e privado, que é longa, mas já estamos muito bem posicionados no cenário turístico estadual e nacional.
MEUS PARABÉNS
Que bom que atualmente as Prefeituras estão olhando mais para este setor do turismo. Nem todo o povo adora o investimento em turismo, somos muito conservadores, acostumamos a ganhar dinheiro com a força da enxada ou fazendo sapato. Ainda levaremos tempo para entender a força do turismo. E está tudo certo, tudo ao seu tempo, como diz a Bíblia!
Mas, vale refletir: uma coisa sensacional do turismo é que ele traz dinheiro de longe, ou seja, vem a família lá de Bagé ou lá de Santa Catarina visitar aqui, é dinheiro que seria gasto lá e que vai circular aqui na cidade, ou seja, todos aqui ganham. Todos!
– A mensagem positiva do dia é do Charles Chaplin: “Mais do que máquinas, precisamos de humanidade”. Abençoada segunda!