Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 17/05/2024

17/05/2024 - 06h00min

Mauri Marcelo Toni Dandel

IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Na Começo de ontem falamos que faltava 71 dias para o Dia do Bicentenário da Imigração Alemã, que é dia 25 de julho.
Ao escrever esta data… já sei que você deve estar pensando o seguinte: a imigração alemã é no mesmo Dia do Colono e Motorista? Sim, e, aliás, o 25 de julho só é Dia do Colono em homenagem aos colonos germânicos que chegaram a São Leopoldo e subiram a serra desbravando as matas e se estabelecendo. Sabia disso, ou não?

DIA DO COLONO

Sim, talvez seja lenda, talvez você tenha ouvido dizer que o Dia do Colono era por outro motivo, mas, há muitos anos eu acredito muito nessa versão, ou seja, tudo começou com os colonos alemães, logo, as duas datas se fundem.

TRAGÉDIA

O Rio Grande foi cenário de guerra, de devastação, de tragédia ou catástrofe, como preferir. Este é o assunto e não as raças, etnias ou cores, nem classe social, afinal, você acha que a enchente parou e pensou se ia invadir só a casa de rico ou de pobre? Ali perto do aeroporto Salgado Filho está cheio de Porsche boiando, por exemplo! Portanto, vamos em frente, está tudo certo, cada qual fala o que quer – penso que tem muita gente e muito animalzinho indefeso ainda precisando de ajuda. Ponto.

SÃO LEOPOLDO

Mas, não tem como a gente não falar da Imigração Alemã. Se você olhar, um dos pontos mais atingidos justamente foi o Berço da Imigração Alemã, São Leopoldo, que hoje está debaixo d´água. Há 200 anos, os primeiros colonos alemães chegaram a São Leopoldo de barco e, hoje, “por ironia do destino” é de barco que muitos recebem mantimentos e atendimentos, afora os resgates de pessoas e animais.

COMBUSTÍVEL

Talvez, com estas tragédias todas, a gente esteja revivendo um pouco do drama e da dor que os antepassados passaram, há 200 anos. E, isso, pode ser o combustível para a reconstrução como cidades, como pessoas e como sociedade em si, pois da mesma forma que os colonos alemães (e italianos e portugueses e de outras) vieram e enfrentaram o frio e a fome, as adversidades da natureza e das matas, e venceram, com certeza, o Rio Grande e o Brasil vão dar exemplo de avivamento e, juntos, chegaremos lá!

RÁPIDAS

– Aqui no Diário da Av. São Miguel continuamos recolhendo donativos para o abrigo que tem 120 crianças em SL/Portão e para os abrigos de animais resgatados da enchente. Cada um ajuda onde toca seu coração!
– Sábado tem amistoso entre os veteranos do Herval e do 7. Em vez de ser um clássico festivo da Kartoffel (já é realizado há uns 30 anos), desta vez será para arrecadar donativos aos desabrigados.
– Dias 25 e 26 vai ter torneio de beach tenis no Farol Sports e metade do “lucro” vai para o grupo
“Juntos” de Dois Irmãos. E quem for, pode levar suas doações. Inf: (51) 8434-3310.
– A mensagem positiva do dia quer que você aprenda hoje um fator importante: “Seja qual for a situação que estiver enfrentando, não fique tenso, relaxe os nervos, mantenha-se calmo, assuma uma atitude amiga, tenha fé e dê de si o melhor, apodere-se assim da paz de Cristo. Ele disse: “Deixo-vos a paz, eu vos dou a Minha paz, não se turve o vosso coração nem vos atemorize”. Abençoada “segunda-feira”, pois todo dia é segunda, agora, mais do que nunca!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário