Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 18/07/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
MEMÓRIAS
Ontem falamos de convidar nossos leitores para “eternizarmos” (no próximo caderno do Aniversário de Dois Irmãos) algumas estórias e histórias suas e de times, igrejas, clubes, associações e fábricas (que não existem mais).
Por falar em história e em clube antigo, você vai se surpreender com a história do Sport Club Brazil (que surgiu pouco depois do surgimento do Inter e do Grêmio) e que foi descoberto pelo Claudio Vier. Aguarde!
O 7, O INTER E O CORÍNTHIANS
O que o 7 de Setembro, o Inter da capital e o Corinthians tem em comum?
ETERNIZADO
Então, por falar no caderno do Aniversário de Dois Irmãos, por falar em Inter, em história e em “eternizar”, o 7 de Setembro está eternizado na história do futebol gaúcho não só pelos seus títulos amadores, mas porque fez a preliminar da final do Brasileirão entre Inter e Corinthians em um Beira Rio lotado.
Conseguimos a foto do 7, com este fardamento único no Brasil, em pleno Beira Rio e pedimos ao Luiz Henrique Birk a gentileza de nos passar a escalação deste esquadrão:
Leonardo Wendling, Léo Holdefer, Paulinho Dilly, Cláudio Dexheimer( Mick), Londero Alves(Cinco), Rudy Scholes (Weiss), Rinaldo Hansen ( Naldi) e o técnico Nilo Klaudat (Chico). Agachados: Paulo Rosa, João Kolling(Piaza), José Luiz F.Silveira (Idi), Geraldo Kolling, Querino Gallas(Galack) e o massagista Silvio Klein ( Pepino).
VITÓRIA NO BEIRA RIO
-Segundo o Lui da Habbitar, o jogo foi a preliminar de Inter e Corinthians na decisão do Brasileiro de 1976, entre o 7 e o time do Clarão da Lua, de Porto Alegre, onde o 7 venceu por 3 x 2 na prorrogação e se classificou para as finais do “campeonato absoluto de amadores”. Que tal a gente contar esta história completa no próximo Caderno de Aniversário de Dois Irmãos?
-Não é flauta aos gremistas e colorados nesta fase atual (ainda mais com a fase atual do Roger e Renato), mas… Repito, respeitando a todos, seria ousadia perguntar se 4 ou 5 deste time setembrino daquela época não pegaria furo na atual dupla Gre-Nal?
-Mudando de assunto, finalizamos com a mensagem positiva do dia, do livro do Pequeno Príncipe: “É bem mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio”. Abençoada “segunda” (e não falo aqui em futebol), pois para nós, todo dia é segunda!