Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
PULMÃO VERDE
Ontem comentamos sobre o espaço físico do Colégio Imaculada e, como previa, alguns leitores não se dão conta do que é aquele espaço. Felizmente, o Imaculada manteve todo seu espaço, que seria um verdadeiro pulmão se nossa cidade fosse grande e cheia de poluição. O espaço está lá, com árvores, bosque, horta e tudo mais, mas poderia não estar. Quer ver uma comparação?
Ali do lado, as irmãs também tinham o hospital, com um grande espaço verde. Não sei se você lembra, mas atrás do hospital, tinha um relógio do corpo humano, uma bela horta, frutíferas e tal… o que restou? Nada! Não é crítica às mudanças ali, ao contrário, pois foi necessária, com o crescimento da da cidade. Apenas comentamos para que a gente se dê conta da importância do Imaculada conservar sua estrutura, pois nem todos conseguiram, afinal, assim como o hospital, temos outras dezenas de casos na cidade.
COLÉGIO E HOSPITAL
Aliás, em relação ao hospital, desde que ele saiu das mãos das irmãs, sempre está dando dor de cabeça para os prefeitos e para o povo por conta de algumas empresas ou entidades que assumem o hospital a cada período. Mas, o assunto aqui não é o hospital, apenas citamos para exemplificar o que ocorreu, inclusive com a construção da nova Emergência, que, frise-se, deve ser elogiada. Entre uma horta e um espaço decente para cuidar da saúde do povo, é claro que temos que ficar com a segunda opção. Até porque, o Postão lá no prédio do INSS não tinha mais condições há décadas!
ESCOLAS
E por falar em escolas, quero aqui felicitar duas escolas municipais, talvez as menores: a Carlos Rausch, no Vale Direito, e a escola Mário Sperb, do Rübenich. Elas ainda conseguem manter sua estrutura desde os tempos em que eram escolinhas do interior (literalmente), com poucas ampliações. E isso só foi possível porque o número de alunos não aumentou tanto, como nas demais.
Então, toco neste assunto porque ouço há muitos anos os pais de alunos elogiarem estas escolas por manterem as características que eram comuns há alguns anos. Mas, frise-se, o elogio a estas duas não é uma crítica às demais, até porque, como comentamos ontem, houve uma época em que mal se terminava a ampliação de uma escola e já tinha que começar o projeto para ampliar de novo!
– Em nome da Carlos e da Mário, elogiamos várias outras escolas do nosso município, das três redes, verdadeiro oásis da educação (em todos os sentidos) se compararmos com algumas escolas de cidades maiores. A gente ouve cada história que acontecem em escolas de cidades maiores que dá até medo…
– Nossa vontade era escrever direto e reto algumas coisas, mas, por conta “do progresso” e da situação do país hoje em dia, é melhor falarmos “com rodeios”.
– Aliás, ontem quando falamos de Estado Laico “obrigatório” nas escolas públicas iria continuar o assunto, mas é melhor deixar por isso. Então, apenas elogio o Imaculada, pois volta e meia vem uma irmã e leva os alunos para fazer uma oração na capela. Deixando claro que respeitamos todas as religiões!
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia: “Um degrau de cada vez, é assim que tem que ser”.