Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 20/01/2025

20/01/2025 - 08h42min

Mauri Marcelo Toni Dandel

CERVEJARIAS

Há questão de uns 20 anos atrás, quando a gente falava aqui na Começo em criar aqui na região um Vale Cervejeiro, certamente muita gente deve ter pensado “que grande bobagem, lá vem”. Na época, lembro que em várias colunas, fiz menção ao Vale dos Vinhedos onde os gringos faturavam com sua uva e vinho e via potencial aqui, na região alemã, de faturar com… cerveja. Mas aí, o pessoal olhava o poderio da Ambev e pensava: “nossa, fabricar cerveja não deve ser fácil, que grande bobagem esse colunista está falando”. E certamente outros que pregavam a mesma coisa, também certamente ouviam o mesmo tipo de comentário…

IMPORTÂNCIA

– E aí hoje você vê a Sommerfest da Hunsrück lotada em pleno janeiro, quando há alguns anos seria impossível ter um evento destes aqui em janeiro, pois a cidade estaria “vazia”.
– Aí você vê as três cervejarias de Dois Irmãos patrocinando ou organizando campeonatos de futsal. A Copa Verão Hunsrück vai começar no dia 24 no Santa, a Copa Mater já começou no Arno Nienow e a Copa Rothenburg vai ser realizada no ginásio de Morro Reuter.
– Aí você vê os organizadores do Carnaval Vermelho e Branco da Ginástica divulgar que a Fat Bull é a cervejaria oficial do evento, sendo divulgada como uma atração, junto a divulgação do grupo show Beija Flor de Nilópolis, do Rio.
– E aí você vê a Hunsrück ajudando a organizar o nosso Kerb, com a contratação das bandas, você vê o Kerb in Ivoti acontecendo com a Adoma ‘pegando junto’ e ajudando o evento a ser realizado.
-Para quem duvidava, aí hoje você vê uma rota cervejeira com locais abertos todos os finais de semana, funcionando não só como cervejarias, mas como restaurantes, pubs, espaços ao ar livre… enfim, são mais do que um local para ir lá e apenas… beber cerveja! São ambientes para diversão de toda família, tem opções gastronômicas, infantis (e a maioria aceita pet).
-Olha a transformação como entretenimento, emprego e opções de entretenimento temos naquela rota que começa em Estância, sobe a Ivoti e vai a Linha Nova, depois ainda temos as cervejarias de Nova Petrópolis. Ou, então, aqui por Dois Irmãos e Morro? E nem estamos falando em Feliz e no Vale do Caí, onde despertaram antes para isso!
-Na pandemia, aliás, eu e o jornalista Rogério entrevistamos todas as cervejarias da região, falando em como iriam se adaptar, descobrimos cervejarias que nem moradores da própria cidade sabiam a existência. E, sabe de uma coisa? Todas deram a volta por cima, nenhuma fechou na pandemia e, mais, ajudaram muito nas campanhas, trocando chopp por doações aos que precisavam!

TIRAR UM EXEMPLO

Mas, porque estou falando isso das cervejarias?
Apenas para que a gente use “esse sonho” – que não era só eu que ‘escrevia essa bobage’, pois muita gente compartilhava do mesmo pensamento (para isso existe a osmose) – como combustível para outras transformações que a nossa região precisa muito!
-Então, raciocina comigo: se em menos de 15 ou 20 anos as cervejarias surgiram – e se proliferaram (cada município tem a sua ou mais do que uma) e estão aí gerando emprego, renda e impostos, onde ainda vão chegar? Em poucos anos, ajudaram a mudar o paladar de um povo, que não se contenta mais com “cerveja-aguada”, ajudaram a mudar hábitos na hora de se divertir e também mudaram a economia dos municípios. Então, que usemos esse exemplo para evoluir e a transformar a realidade que a gente precise. Essa é a mensagem positiva do dia de hoje!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.