Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 20/05/2024

20/05/2024 - 08h18min

Mauri Marcelo Toni Dandel

MARINHA

Quando era criança, a gente aprendia na escola que o nosso País era defendido pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, por água, água e ar. Com toda esta tragédia no RS, onde mais da metade do Estado foi devastado pela água, pergunto: alguém ouviu falar do apoio da Marinha? Quantos vídeos você recebeu com “marinheiros da Marinha” salvando vidas?

CADÊ

Certamente nos números oficiais deve ter vindo apoio da Marinha. Acredito nisso! Mas, porque a mídia não fala nada (nem àquela imprensa “amiga”), porque não aparece em nenhum vídeo de Whats alguém da Marinha salvando vidas?
Sim, a gente viu o Exército fazendo pinguela no Taquari, viu alguns caminhões das Forças Armadas aqui em Canoas, mas… e a Marinha, e a Aeronáutica? Decerto alguém vai dizer que a função da Marinha é apenas nos defender em caso de guerra, nas fronteiras por mar, mas…

AERONÁUTICA

A gente viu milhares de voos trazendo mantimentos para o RS e ajudando a resgatar vidas (humanas e animais) do meio da enchente. Aposto que não tem uma única pessoa que não viu vídeos de jatinhos ou helicópteros de empresários/empresas trazendo comida e água.
Aliás, a maioria delas são aeronaves de empresários – e dizem que os “empresários são contra o povo”, mas nenhum instituto de checagem de notícia taxa isso como “fake news”! Então, pergunto: alguém viu algum cadete da Aeronáutica dando entrevista?

AJUDA

Sim, a gente sabe que o Governo Federal e do Estado estão ajudando! Parabéns por cumprirem sua função de defender seu povo – e nem é hora de dizer que o dinheiro é do povo! Nestas horas, não devemos perguntar quem salvou mais, quem ajudou mais, mas, apenas agradecer toda a ajuda, pois toda a ajuda é bem-vinda! Obrigado!

OBRIGADO PELA AJUDA

Mas, falando da Marinha… não estou criticando (obrigado àquele navio que veio – e não vou criticar por ter levado uma semana para aparecer aqui). Mas…
Quem nos lê há mais tempo vai lembrar – e não custa reescrever – que graças aos desenhos/séries dos EUA, nossas crianças hoje crescem sabendo do belíssimo trabalho das forças de segurança, por isso, essa nova geração cresce querendo ser bombeiro, policial…
Então, quando faço estas perguntas da Marinha, apenas escrevo porque seria bom nossos filhos verem (também) o trabalho da Marinha, Exército e Aeronáutica no momento que o Rio Grande e o Brasil mais precisou – e mais precisa -deles!
Por isso, se tem vídeos da Marinha ou Aeronáutica fazendo resgate de pessoas nos telhados NO INÍCIO DA ENCHENTE é preciso divulgar. Deve ter, não é? Talvez seja apenas há falha da divulgação ou da assessoria de imprensa, não sei, mas…
Do mesmo jeito que a gente vê na internet e recebe pelo Whats os vídeos dos bombeiros, Brigada, Polícia Civil e Federal e todas as forças de segurança atuando com embarcações ajudando no resgate e na manutenção de segurança, da mesma forma que se anunciou aviões da FAB trazendo comida (e políticos), porque não divulgar vídeos das Forças Armadas salvando o povo gaúcho nesta guerra travada contra a enchente? Ou o pouco que a gente viu é o máximo de “forças” que as Forças Armadas podem fazer em caso de guerra?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.