Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 20/11/23

20/11/2023 - 07h43min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

TRAGÉDIA
Mais uma vez a região foi assolada por chuvas intensas que causaram enchentes, alagamentos, deslizamentos e… duas mortes (na Linha Marcondes). Uma tragédia! Desta vez, Dois Irmãos praticamente passou ilesa, pois a chuva se concentrou mais no início da serra, atingindo principalmente a região do Teewald, Gramado, Nova Petrópolis.
CADEIA E FEITORIA
Mas, como choveu muito nas cabeceiras dos rios, estas ‘águas vão trancar’ próximo a divisa de Lindolfo e Hortêncio, onde o Cadeia e o Feitoria se encontram e aí, novos desastres. Como toda região foi solidária com Dois Irmãos em junho, é nossa vez de retribuir, há muita gente na região precisando da nossa ajuda.

CICLONES
– Há algumas semanas, indaguei aqui na Começo se alguém sabia quantos ciclones já tinham passado pelo sul neste inverno. O primeiro foi na fatídica noite de 15 e 16 de junho e de lá para cá vieram vários. A pergunta é: quantos ciclones, El Niño, La Niña e tempestades ainda teremos neste verão? E a tecnologia, tão avançada, não consegue prever (com mais precisão) isso? Falamos mais abaixo…
– A tragédia aqui na região foi grande desta vez e, meses atrás foi no Vale do Taquari. Mas Santa Catarina está há meses sofrendo. Quando deu ciclone aqui, alagou tudo em SC, quando alagou no Taquari, lá também alagou tudo. Taió/SC está há mais de 60 dias alagada, cadê o governo federal, as ONGs e as forças do país para ajudar SC!? Estive em outubro em Blumenau e duas coisas me chamaram a atenção: a primeira, é o drama das pessoas conviverem ou com possibilidade de alagamento ou de deslizamento de terra. São dois medos!
-A segunda coisa é que eles estão bem mais à frente do RS nesta questão, pois há muita tecnologia empregada no monitoramento. Outro dia falamos mais, porém, para você ter ideia, todo morador tem um app no celular que marca quantos centímetros o rio está acima do nível e quais regiões há risco de deslizamento por conta das medições pluviométricas (da chuva). Com isso, cada morador sabe a previsão (normalmente certa) de quantas horas vai levar para a água do rio invadir a sua casa e o seu comércio. Eles ainda não evitam o alagamento, mas evitam que a tragédia seja maior! O que o RS faz neste sentido?

NATAL DOS ANJOS
-Quem nos lê há mais tempo sabe que a primeira Começo pós abertura do Natal dos Anjos praticamente só fala do evento. Mas, desta vez… Aliás, a chuva prejudicou a abertura oficial na sexta-feira. Mesmo assim, abertura feita e Dois Irmãos está de parabéns. Desafiando até São Pedro, o Natal está aí, muito lindo e no sábado e domingo já recebeu multidões de visitantes, dos bairros ou da região. Parabéns!
-Aliás, por falar nisso, Dois Irmãos é uma cidade abençoada. Deve ser coisa de São Miguel ou dos anjos do Natal, pois vendo tudo que acontece há 60 dias do Paraná para baixo, quanta destruição e tragédia pelas chuvas, nos sentimos abençoados aqui.
– A mensagem positiva do dia: “Força, ânimo e coragem na adversidade servem para conquistar o êxito, mais do que um exército”, do poeta inglês John Dryden. Ótima segunda a todos!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário