Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa

20/06/2023 - 06h00min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

O QUE DOAR (ATUALIZADO)
– Roupas: não precisa. Veio muita coisa, mas muita mesmo.
– Móveis: ainda não. Não há lugar para guardar ou distribuir antes da limpeza das casas.
– Colchões e cobertores: sim.
– Mais urgente: vassouras, rodos, água sanitária, sabão, sabão de lavar roupa, esponjas, luvas e material de limpeza e higiene em geral.
SALDO DA ENCHENTE
Dois Irmãos teve 150 pessoas atingidas pela enchente e que foram resgatadas.
O saldo tem, também, 1 família desabrigada e 1 família flagelada.
Esclarecendo: não há nenhuma família abrigada pela Prefeitura ou dormindo no Ginásio Imaculada, pois todas estão ficando em casa de familiares, vizinhos ou amigos.
As arrecadações foram muito grandes, inclusive algumas paralelas, mas que depois foram e estão sendo encaminhadas para o Ginásio Imaculada.

357 MM DE CHUVA
Muitas pessoas que fazem a anotação da quantidade de chuva comentaram nesta semana que a marcação não “está muito confiável” porque o pluviômetro transbordou. Foi tanta chuva que um pluviometro normal, de 150mm, transbordou facilmente e aí ficou difícil precisar a quantidade exata das chuvas.
MUITA CHUVA
Conversei no final de semana com o Pedrinho Becker do sindidato e ele comentou que na marcação dele, de quarta em diante até sexta eram 250mm de chuva. Mas, entre quinta e sexta o pluviômetro encheu e foi água fora, ou seja… Isso porque ele faz a anotação diária, ou seja, “limpa” o pluviômetro a cada 24 horas.
NO PRIMAVERA
Conversei com o advogado Celso Schneider e ele faz a marcação na casa dele, no Primavera. Olhem isso:
– Na quarta: 25mm
– Na quinta até as 22h: 142mm
– Na sexta até às 21h: 150mm
– No sábado: 40mm
Detalhe muito importante: na quinta e na sexta-feira a noite, Celso ficou atento e “limpou” o pluviômetro antes do tempo para não transbordar. Ou seja, tivemos mais de 300mm em 48 horas, é muita chuva, mas muita chuva mesmo.
MÃOS PARA O CÉU
É claro que em um bairro chove mais do que no outro, pode ter variações e tal, mas olhando estes números a gente tem que levantar as mãos para o céu e agradecer mais uma vez, pois, dos males o menor. Lá nas serras cariocas e catarinenses, com 100mm já tem deslizamentos. Não estou dizendo que tivemos poucos sinistros, não é isso. Inclusive, no início da coluna fiz questão de colocar o saldo da enchente, que foi feia, foi a maior da história! Ou seja, é claro que fomos muito atingidos, nunca passamos por isso, mas, apesar disso, poderia ter sido muito pior!
– Para finalizar, a mensagem positiva do dia, do aposto Paulo: “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário