Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 23/02/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
PLÁTANOS
Cada vez que o DNIT autoriza poda na BR-116 dá o maior “auê” porque o pessoal reclama da poda ou do corte de plátanos. Da mesma forma, quando a AES Sul fazia suas podas ou agora a RGE. Além disso, tem os cortes de árvores podres feitas pelas autoridades a pedidos de moradores e tem aquelas árvores retiradas para dar acesso às indústrias…
PLANTAR
Os plátanos são amados por muitos e cada árvore “retirada” deixa mais que um vácuo no solo, deixa muitas viúvas e viúvos que ficam “sentidos”. Não vou defender e nem apontar o dedo, mas acredito que, independente de podar ou não, de retirar ou não, precisamos é PLANTAR. Ou melhor, replantar plátanos onde é preciso ou liquidámbar ou outra árvore que seja símbolo da Rota Romântica. Estas árvores demoram, então, quando antes a gente replantar, mais cedo nosso cartão-postal estará refeito, do contrário, os túneis verdes sobre a BR-116 vão ficando cada vez mais escassos.
ELOGIO
Não vou criticar quem poda ou corta, pois não critico ninguém quando não sei o motivo ou quando não estou informado (como muitos fazem, principalmente “denunciando” para o jornal). Em vez disso, quero elogiar ao ex-prefeito Renato, Sabá (in memorian) e outros que, lá nos idos dos anos 90, tiveram a iniciativa de plantar árvores na lateral da BR-116, que fez nascer a Rota Romântica. Parabéns pela visão de vocês todos, prefeitos, secretários de turismo e envolvidos naquela ação “naquela época”. E que esta belíssima ação de três décadas atrás faça com que prefeitos atuais e futuros resolvam replantar plátanos, liquidambar e outros na lateral da rodovia federal.
HORTÊNSIAS
Por falar em replantar, como diz no popular, “fiquei me coçando” para tirar da cartola um “projetinho” (ilegal) que alguns amigos tinham no passado. Vendo as roçadas e podas na lateral da BR-116, todos aqueles barrancos “limpos”, me deu uma vontade ligar para estes conhecidos e pedir mudas de hortênsias (de novo). Eu explico: no passado, alguns amigos tinham pensado em plantar “tocos” (mudas) de hortênsias nos barrancos da BR-116; “na surdina”, no meio do mato mesmo, cada semana um trecho. Aí, quando menos a gente se desse conta, estariam floridas e bonita, enfeitando aqui na nossa região, como é em Gramado e Canela (ou no atelier do Flávio Scholles em São José do Herval).
NÃO DEU CERTO
Ocorre que há uma época certa para o plantio da hortênsia, então, a gente se preparava e tal, mas quando chegava a época dava um “atrapaio” ou outro e ficava para o ano seguinte, e depois para o seguinte… Por fim, nunca plantamos! E, sim, certamente seria ilegal, pois o DNIT e autoridades tem suas leis para seguir. Mas, fica a dica…
– Ah, espero que ninguém vá lá e plante hortênsias nos barrancos da BR-116, pois surgirem corredores floridos de hortênsias levarei a culpa. Mas, já adianto, não será nós, pois “fracassamos”.
– A mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “Toda vez que você estiver prestes a desistir, pense em todas as pessoas que adorariam te ver fracassar”. Abençoada segunda, ops, quinta-feira!