Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 23/11/23

23/11/2023 - 07h44min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

ASSUSTADOR
São assustadores (ou impressionantes!) os vídeos das enxurradas que a gente recebe nos últimos meses. Seja das cidades catarinenses, seja dos alagamentos na região afora, do que aconteceu no Teewald, da ponte do Rio das Antas sendo levada pela correnteza, do desastre no Taquari e agora o drama que está acontecendo com o bairro 3 Pinheiros em Gramado!

PONTE
Mesmo que provisoriamente, a ponte do Vale Verde está liberada desde terça para passar veículos. O mesmo deve acontecer com a ponte da Av. Sapiranga. Ambas estavam interditadas desde o ciclone de 15 de junho, que alagou parte da cidade.
CICLONES
Ou seja, com estas pontes em fase final, mal estamos nos recuperando de um ciclone e já veio outro. Graças ao bom Deus, Dois Irmãos tem escapado ileso.
Impressionante o que aconteceu em Herval. A prefeitura do Morro, que teve menos danos com as enchentes, assumiu as obras na ponte Farroupilha, do Rio Loch. Está certa a prefeita Carla, afinal, o Teewald tem muito mais preocupações neste momento, inclusive, tivemos dois óbitos lá.
Esta ponte do Rio Loch divide os dois municípios sendo mantida pelas duas prefeituras. Lembro, inclusive, de uma reinauguração que reuniu o prefeito Adair do Morro e o Rodrigo, de Herval. Agora, a prefeita Mara vai decretar situação de emergência e não sei se já tem um levantamento pronto, mas será que é possível municípios da região ajudarem a recuperar as estradas? Ou não precisa!?

GRAMADO
Por falar nisso, mais impressionante do que aconteceu no Teewald são os vídeos do bairro 3 Pinheiros em Gramado. É assustador! Edifícios, ruas, tudo parece que vai desmoronar! Realmente, este ano não está fácil, parece que todo mundo está sendo testado e hoje, qualquer imóvel está passível ou do chão ceder ou do barranco vir abaixo ou de ser alagado!

É BAILÃO, MEU FIO
Que momento vivem os bailes. O número de salões e sociedades de bailes reduziu, mas o setor vive um grande momento. Como diz o Maurício Lima, “é bailão, meu fio”. Aliás, você sabe qual é o top 5 das músicas de bailão mais ouvidas do momento? Amanhã a gente conta…

NÃO QUER CALAR
-Você sabia que, no passado, as noivas se vestiam de preto? E você sabe porque elas faziam isso? Moda, protesto ou qual o motivo?
-O real motivo deste costume você pode ler no livro que será lançado hoje, às 19h30.
-O autor, Felipe Kuhn Braun realiza o lançamento do seu livro As Noivas de Preto, que, aliás, é um livro sensacional. O evento de lançamento será na fundação Scheffel, em Hamburgo Velho.
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia: “Ajudar uma pessoa não muda o mundo, mas pode mudar o mundo de uma pessoa”, então, desejo uma ótima quinta para você e sua família, sabendo que você cresce mais quando levanta os outros.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.