Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 24/12/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
CHARADINHA
– Por falar nisso, você sabe qual é a edição do nosso Natal? A resposta: esse é o XXIX Natal dos Anjos. Sim, é assim que se diz 29ª edição, em números romanos. Fácil, né!
– Mas, o nosso maior evento festivo de Dois Irmãos é o Kerb, que está chegando na edição de número 200. Neste ano de 2024, tivemos a CXCV Kerb de São Miguel. Sabe que número é esse, em romanos?
– Pesquisa aí, que aí você grava melhor na memória – essa é nossa charadinha do dia! Ah, se estiver errado, não tem problema, era só para ver se vocês estavam atentos…
ANTIGUIDADES
-Dias atrás, perguntamos se o pessoal que nos lê sabia o que era Exatoria. Pois bem, o nosso leitor Elton Wedig também mandou uma colaboração e tanto!
– “Oi Mauri, será que as pessoas sabem o que fazia um tipógrafo? Pois foi minha primeira profissão há 50 anos atrás”. Você conhece? Já ouviu falar? Sabia o que era importante para ser tipógrafo? Nas próximas colunas a gente mata sua curiosidade… Obrigado Elton, conta mais pra gente!
-Seguindo nesse sentido, hoje vamos comentar alguns nomes de antigos contadores (que faziam a contabilidade de empresas daqui) há muitas e muitas décadas atrás.
-Eis alguns antigos contadores: Antonio Nelson Schneider (Prefeitura), Anselmo Stoffel (Henrich), Flávio Stoffel (Travêsso) e Neori Roque Friederich (na São Miguel), com quem Geraldo Kolling (que nos passou essa lembrança) começou a trabalhar. Ao citar o nome destes, pergunto: você conhece algum outro antigo contador? Então, “conta” para nós! A todos os contadores atuais (que tão bem cuidam das nossas finanças e das nossas empresas com essa ‘penca’ de impostos, a nossa homenagem e obrigado pela leitura!
NOSSO OBRIGADO
-Vem aí o Natal e queremos agradecer a todos pela leitura, deixando uma homenagem de Abençoado Natal a todos, lembrando que jamais podemos esquecer do verdadeiro sentido do Natal. De verdade!
-Por fim, em vez de uma mensagem positiva, hoje vamos deixar alguns questionamentos, afinal de contas, não são as respostas, mas as perguntas que movem o mundo. Parte do texto é baseado em mensagem de internet: “Pobres de nós, sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus e sem tempo para nós”.
“A paciência está em falta no mercado e, pelo jeito, a paciência recebida por calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém, que você saiba que é ‘ansioso demais’ aonde ele quer chegar e qual é a finalidade de sua vida? Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta”.
E você, aonde você quer chegar? Está correndo tanto para quê? Por quem? Seu coração vai agüentar? Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar? A empresa que você trabalha vai acabar? As pessoas que você ama vão parar? Será que você conseguiu ler até aqui? Respire e acalme-se… Enfim, que Deus abençoe você e sua família nesta reta final de 2024 e ao longo de 2025!