Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 25/01/24

30/01/2024 - 17h17min

Mauri Marcelo Toni Dandel

MURO NO RIO DO SINOS
O DNIT está construindo mais duas pistas na BR-116 e construiu novas pontes no Rio dos Sinos para eliminar “um pouco” a tranqueira naquele trecho de São Leopoldo. Mas, tenho um amigo que considera aquela obra uma perda de tempo (e de dinheiro). Segundo ele, em vez de fazer ponte, alargar pista e tudo mais, “dava para resolver em uma semana”. A solução? Era só construir um muro (bem alto) na lateral da rodovia para impedir que os motoristas olhassem o Rio do Sinos. Como é que é?

BRINCANDO OU NÃO
Pois é, brincando ou não, o fato é que ele fala sério. Para ele, “o problema” é o rio, ou melhor, os motoristas que querem ver o rio.

BIG BROTHER
Mas, em tempos de BBB, a teoria deste meu amigo é a seguinte: os motoristas dão aquela ‘freadinha’ para dar uma espiadinha no rio e isso vai virando um efeito dominó. Então, fazendo um muro e impedindo a espiadinha, acabaria o problema e todo mundo passaria ali a 80 por hora!

PIADA
Eu acho que é piada, mesmo que ele fale sério! Bueno, cada louco tem seu jeito de atirar pedra, diria o ditado gaudério. Mas, vamos combinar: quem nunca passou por lá, pegou tranqueira antes da ponte e, “do nada” o trânsito flui? O trânsito tranca, você imagina que tem acidente mais à frente, mas você anda e “não tinha nada”.
Claro que há exceções, como a tranqueira de caminhões aguardando o retorno na Sharlau para se dirigir a Caxias e Bento (e que deve resolver com o viaduto, parabéns DNIT).

PALAVREADO
Aliás, ninguém gosta de “tranqueira” (palavreado de gaúcho) ou engarrafamento (de paulistas e catarinenses) ou, ainda, do trânsito que “apresenta lentidão”, como diz em certa TV da capital. É brincadeira!
Mas, sinceramente, tem uns dois-irmonenses que merecem uma medalha. Tem 3 ou 4 carros parados na “sinaleira” (ou no “farol”, como dizem em SP) e já estão buzinando e reclamando da tranqueira!
Por falar em palavreado, falando sério – mesmo! – é Rio dos Sinos, com “s” (dos), mas se você for falar do Vale, então é Vale “do” Sinos, ou seja, Vale do Rio dos Sinos. Nada dói mais no olho ao ler “Vale dos Sinos”!

TRANQUEIRA NA BR-116
Agora, sim, falando sério: já ouvi muita gente reclamando da “tranqueira na BR-116”. Mas o brasileiro precisa ser estudado pela Nasa. Em todas as reclamações que ouvi é por conta da tranqueira na BR e ninguém fala de “engarrafamento por conta das obras das duas novas pistas na BR-116”. Só enxergam o problema, não enxergam que é uma obra para melhorar a situação. Se fosse a noite, como nos EUA, mas não é. Paciência! Aliás, uma obra tardia, pois isso já deveria ter sido feito há 20 anos, mas, enfim, antes tarde do que mais tarde! Mas, o problema que este tipo de reclamação também acontece em obras de municípios e de bairros! Paciência, não é!
– Bueno, encerrando esta crônica (hoje não é coluna), a mensagem positiva do dia: “A sorte não existe. Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores”, de Winston Churchill, um homem na História e que você deveria estuda-lo! Abençoada semana!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.