Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 25/09/2024

25/09/2024 - 06h00min

Atualizada em 25/09/2024 - 11h22min

Mauri Marcelo Toni Dandel

ELEIÇÃO NACIONAL

Quem aí acha que a eleição para prefeito em São Paulo está se tornando uma “eleição nacional”, com relevância de eleição presidencial? Pergunto isso por conta da importância que a mídia e o Brasil todo estão dando ao fato!

POLÍTICA X FUTEBOL

-Aqui neste espaço já escrevi algumas vezes que o futebol e a política perderam a graça. No futebol, quem aí passou dos 30 ou 40 anos vai lembrar que era muito ‘mais animado’ ser torcedor quanto tinha jogadores que faziam qualquer jogo ruim virar clássico, como Edmundo, Romário, Renato e companhia. Hoje, os jogadores não abrem a boca com medo de dar assunto para o adversário!
-Da mesma forma, quem aí nunca ouviu alguém dizer que a política virou uma coisa chata, que ninguém aguenta assistir debates e que era melhor nos tempos dos debates entre Covas, Maluf, Eneas, Brizola…
– E os debates em São Paulo estão ‘neste nível’. Até parece que as eleições de outras cidades do Brasil perderam a graça. Pergunto: você sabe quem concorre no Rio? Sabe citar o nome de três candidatos a prefeito em Porto Alegre? E em Novo Hamburgo, além da Tânia, sabe o nome de mais algum?

5ª SÉRIE

Sei, em tempos de mimimi muitos vão criticar os debates de São Paulo de hoje ou aqueles debates dos anos 90, dizendo que é era “velha 5ª série” na política, que não parecia um debate sério, só assuntos polêmicos e acusações.
Mas, aqueles debatem antigos tinham uma diferença com os dias atuais: o candidato tinha que ter ‘gogó’ e sangue frio, não era um fantoche na mão de marqueteiros como hoje, que levam tudo escrito para ler “lá na frente”! Quem nunca viu, basta conferir no Youtube para ver o comportamento dos candidatos da época, era pergunta aqui e resposta “na lata”, sem marketing, sem cortes e sem resposta “decoreba”, mas, frise-se, nem por isso Covas, Maluf, Brizola, Jânio e companhia saiam dando cadeirada uns nos outros! Era outro nível!

ESPETÁCULO

Concorde ou não, mas com aqueles debates do Covas, Maluf ou os debates atuais em São Paulo, a campanha pulsa, atrai todos para escolher seu candidato, não tem como ficar indeciso. E assim como nos anos 90, onde cada debate era um espetáculo, um teatro, hoje também é uma forma de dar publicidade ao povo avisando que as eleições se aproximam. Hoje, estamos a cerca de 10 dias das eleições e as pessoas sequer sabem quantos candidatos a prefeito temos aqui!

COLUNA DOS PARABÉNS

-Ah, antes que a turma do mimimi leia o que não escrevi, ao falar dos debates antigos não estamos querendo isso para nossa cidade. Muito pelo contrário, apenas comentamos os debates paulistanos pela curiosidade e relevância que a mídia está dando. E, frise-se, que bom que em nossa cidade e região as coisas andem calmas, quem anda na rua nem percebe que estamos às portas da eleição. Meus parabéns aos candidatos por este alto nível!
– A mensagem positiva do dia: “Um objetivo nem sempre se destina a ser alcançado, ele às vezes serve simplesmente como algo para se mirar”, de Bruce Lee. Abençoada “segunda”!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.