Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 26/02/2024

26/02/2024 - 08h13min

Mauri Marcelo Toni Dandel

VOOU

Bem, amigos(as)… Pois é, 2024 mal começou e já está voando baixo. Fui anotar alguma coisa na agenda para sexta-feira e já será dia 1º. O próximo final de semana já será março! E como a Páscoa vai cair em março, ainda, este ano está mais rápido (que o trem-bala que o Brasil não tem).

ABRIR O OLHO

Quem não gosta de política, principalmente a partidária, precisa ficar atenta com convites de última hora. Convite para uma janta, tomar chimarrão ou um café a partir de agora é suspeito. Ué, como assim?

FILIAÇÃO

Nesta época, convite para tomar um mate ou um café pode ser convite para se filiar a um partido. De agora até final de março, a coisa vai ser agitada, igual em tempos de pirâmide financeira ou de vendas multinível quando “do nada” alguém te convidava para uma janta ou uma cerveja. Você tinha 20 anos e recebia convite para jogar uma canastra e comer uma galinhada “na faixa”, até achava estranho, mas ia. Quando menos esperava, queriam te colocar em um tipo de vendas multinível de seguro de vida e não sei mais o que!

PRAZOS

Então, como teremos eleições em outubro, o prazo para novas filiações e transferências de título de eleitor termina no final de março. Ou seja, quem deseja concorrer, tem que estar filiado até esta data. Da mesma forma, se você quer transferir seu título de Alecrim, Canoas, Campina ou Itapiranga para cá, o prazo também é este. E se for da Venezuela… bem, aí eu não sei!

RÁPIDAS

– Por falar em Venezuela, fiz esta pergunta porque alguém me perguntou estes dias se os venezuelanos vão poder votar. De verdade, não sei!
– E por falar nisso, o deputado Marcel fez sucesso ontem na Avenida Paulista, repleta de verde amarelo e ele fazendo selfie ou dando autógrafo para muita gente. Seria inimaginável pensar que alguém daqui, desta terra, seria tão conhecido lá para cima a ponto de ser reconhecido por pessoas em uma multidão como ontem!
– Mudando de assunto, acho impressionante como algumas pessoas, líderes de sociedade e parte da imprensa ficam “felizes” quando há algum erro ou qualquer deslize de alguém das forças da segurança do país para “tripudiar” em cima do assunto! Erros devem ser evitados e punidos, mas isso é diferente de falta de respeito! Quer ver como são dois pesos e duas medidas? Por que quando um político ou artista erra ou fala bobagem ninguém tripudia a política (ou dos artistas) e nem sobre quem falou a bobagem?
– Nos EUA, erros são punidos, mas a entidade/autoridade em si é respeitada, ou melhor, mais que isso, é cultuada. Por sorte, nossas crianças brasileiras assistem desenhos americanos e vão crescer aprendendo a respeitar entidades criadas para nos dar segurança, cuidar da nossa saúde, da nossa educação e da nossa sociedade! Mas há outros bons exemplos pelo mundo!
– A mensagem positiva do dia é da Novena dos 63 dias, do Abílio Diniz: “Senhor no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.
Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente… e ver além das aparências teus filhos como Tu mesmo os vês e, assim, não ver senão o bem em cada um”. Abençoada segunda!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário