Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 27/06/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
DIFÍCIL
Parece que alguns partidos estão com dificuldade em compor a nominata de vereadores. Feliz ou infelizmente: isso é “normal”, pois este mesmo problema é enfrentado por muitos partidos no RS afora! Há muitos anos, o povo vem se distanciando da política, houve esta aproximação mais partidária do que política por conta do “bipartidarismo” da eleição de 2022, mas, a maioria quer distância. Contudo, registre-se: nem todos os partidos têm dificuldades, pois alguns dizem ter gente sobrando! Se é blefe ou real…
ESPORTE
O Municipal de Futebol está na fase quente e os bastidores sempre são agitados. Mais uma vez, a reclamação é antiga – e a mesma: que o time A está pagando jogador, que o time B contratou fulano a peso de ouro, que o time C tirou tal jogador do time A e assim por diante. Por mais que alguns reclamem, “isso” é o futebol! É interessante ouvir estes “zum-zum-zum”, pois mudam as gerações, mudam os nomes dos times, mas fatos como estes fazem parte do esporte. E, talvez isso é que dá a rivalidade que torna um Municipal mais atrativo!
BONS TEMPOS
O que talvez seja diferente é que há 20 anos o bicho pegava em campo e fora dele, e, às vezes, fechava o tempo e precisavam chamar até a Brigada Militar para acalmar. Era “normal” ouvir que “deu pauleira” no “jogo tal”. Hoje o pessoal dá risada desta fase, pois enquanto alguns torcedores ficavam três anos reclamando da briga e do time adversário, a gurizada já ia para a frente do Santa (ou para o baile) e bebia junto como grandes amigos, embora no dia anterior ou há poucas horas estavam em “ringues” opostos! Ou seja, dentro de campo era uma coisa e fora era outra! Mas, nem por isso deixavam de dar unas caneladas ou uns “carrinhos” no próximo jogo! Coisas do esporte!
PICANTES
– Tivemos uma pesquisa no sábado em Dois Irmãos? Estou só pelos boatos…
– Por falar em boatos, pesquisa e candidatos a vereador, já comentamos aqui que o objetivo é entrevistar os presidentes de partidos e dar espaço para ir já informando o eleitorado sobre alguns nomes que vão concorrer. Está de pé a sugestão!
– Algumas perguntas: Eliane Becker concorre? Betinho Klein vai? Marcio, presidente do PT, vai a vereador? E o presidente do PL, Mauro Rosso, concorre? Os irmãos Tonho e Paulino Renz vão a vereador por partidos diferentes ou não? Alguém da velha guarda do MDB vai à vereança? E os partidos caçulas da cidade?
– E, por falar nisso, vou ver se falo com a Maitê, diretora da Câmara, para uma nova matéria sobre quantos vereadores tivemos neste mandato, pois foi, sem dúvidas, o mandato em que mais tivemos suplentes assumindo uma cadeira lá. Alguém chuta? Eu acho que passou de 20! E você?
– A mensagem positiva do dia: “O vencedor chora, o vencedor entristece, o vencedor sofre, o vencedor sente… Mas o vencedor não desiste”. Ótima “segunda”, todo dia é segunda!