Coluna Dois Irmãos

Começo de conversa – 28/06/2022

29/06/2022 - 16h41min

Começo de conversa

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

ALEMÃES
“Alemães em Porto Alegre” é o título do livro do Felipe Kuhn Braun e do Sandro Blume (aqui da Picada São Paulo) que será lançado no dia 30 deste mês, às 19h30, na Fundação Ernesto F. Scheffel.

 

SANDRO BLUME
Dias atrás encontrei o Sandro no Sindicato Rural e trocamos um dedo de prosa. O Sandro faz um trabalho sensacional em genealogia, principalmente com seu livro “Morte e Morrer nas Colônias Alemães do RS”, que abordou a questão das lápides e outros costumes. Conhecia o Sandro deste livro, por este trabalho, e o Felipe pelo trabalho de outros livros e achei muito bacana os dois trabalharem em parceria.

 

HERIBERTO
Então, indiquei a ele e também ao Felipe que conversassem com o Heriberto Kunzler, que tem um livro lançado e poucos sabem. Sim, o seu Heriberto, nosso assinante de longa data, lançou um livro faz alguns anos, falando sobre a genealogia da sua família, muito bacana e com muita informação, diga-se de passagem.

 

POR TUDO
A gente acha que a colônia alemã é mais aqui no sul do País. Conversando com o Flávio Scholles, estes dias, ele comentou que a cidade com maior número de empresas alemãs do Brasil é São Paulo. Ou a cidade com maior número de empresas alemãs fora da Alemanha. Ou algo assim! Pra ti ver! Ou seja… Amanhã conto uma sobre pessoal alemão que encontramos em Buenos Aires em função das nossas coberturas sobre o Kerb de São Miguel.

 

#SóPorUmBailãoNoWalachai
-Ontem recebemos esta ‘hashtag’ do pessoal com saudades dos bailes “no” Walachai. Ou “na” Walachai. E mais esta frase: “já estamos há mais de dois anos sem baile lá. Consegue buscar essa informação?”.
-Realmente o pessoal está carente, então, como vieram estes pedidos se a gente poderia “descobrir” isso, na hora falamos com o Guido Dilkin e veio a resposta: baile mesmo só em 4 de fevereiro do ano que vem. É o Baile da Moto, com Brilha Som.
-Como vai ficar três anos sem ter bailes lá, a sugestão nossa é fazer outro salão do ladinho ou instalar um lonão lá, porque vai faltar lugar. Imagina quanta gente querendo “tirar o atraso dos bailes por lá”.

 

COLUNA DOS PARABÉNS
-Então, para atualizar o pessoal ‘baileiro’ sobre a Walachai (e olha que metade do salão era de pessoal daqui da cidade), fica a dica: dia 14 de agosto tem o almoço de Dia dos Pais, que deve repetir o sucesso do último almoço do Kerb e em 31 de dezembro tem a lentilhada no Jantar da Virada.
-Realmente, faz muitos anos que não vou a bailes “em” Walachai e dá para entender porque o pessoal está saudoso, afinal, por décadas e décadas, a comunidade é sinônimo de grandes bailes, grandes bandas, sem contar o local que todo mundo se sente em casa.
-Realmente, o pessoal da Walachai está de parabéns. Mas, sem mudar de assunto, quem está saudoso de um bom bailão de comunidade, neste sábado tem o Kerb na Picada São Paulo com Monte Azul e Danúbio Azul. Parabéns! Aliás, a sociedade de Picada agora tem cancha de futsal, fica a dica!
– A mensagem positiva do dia: “O passo que você está com medo de dar pode ser o passo que vai mudar tudo”, de autor desconhecido. Reflita e ótima segunda. Sim, hoje só pode ser segunda, não pode passar tão rápida esta semana, senão julho começa antes do prazo…

Copyright© 2020 - Grupo o Diário