Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 29/05/2024

29/05/2024 - 06h20min

Atualizada em 10/09/2024 - 07h42min

Mauri Marcelo Toni Dandel

ELEIÇÕES

As coisas andam bem calmas em Dois Irmãos quando o assunto é eleição. Pelo menos, para o povo! Mas, nos bastidores, a coisa anda fervendo, dois partidos de oposição quase fecharam coligação no sábado a noite e outras reuniões estão acontecendo normalmente, afinal, é ano eleitoral.
Mas, os partidos não postam nada, não divulgam nada. Você sabe, por que?

DOIS MOTIVOS

E isso acontece por dois motivos; o primeiro é porque é de praxe na política esconder o jogo e deixar tudo para a última hora. O segundo motivo é porque alguns políticos – assim como empresários, empresas e demais pessoas – estão com receio de postar qualquer coisa na internet, pois os tempos estão difíceis.

MEDO

Tem empresa fazendo muito pelos desabrigados e não divulga nada porque vão dizer que está querendo se promover. Da mesma forma, muitos políticos continuam “pensando naquilo” mas não postam para não ouvir algo assim: “ah, o Rio Grande debaixo de água, muita gente perdeu casa e tudo e eles ‘pensando em campanha eleitoral’”.

AS EMPRESAS SÃO CONTRA O POVO

Por falar em fazer o bem e ajudar desabrigados às escondidas, quero dar um puxão de orelha ou um recado (ou um pedido?) para muitos empresários. Tenho dito isso pelo Whats e pessoalmente para vários, mas hoje vamos usar “nossa rede social” (a coluna) para atingir mais gente. Nós aqui no Brasil crescemos ouvindo que “os empresários não querem o bem do povo” ou que “as empresas só exploram o trabalhador”.

ANONIMATO

Todos nós sabemos que cada caso é um caso, não podemos generalizar, mas todos nós sabemos de muitos empresários que fazem muito, vivem ajudando igrejas, pessoas, Prefeitura e entidades, mas nunca aparecem. E agora, neste desastre, é a mesma coisa: muitas empresas ajudam e não querem aparecer “para não dizerem que estão fazendo propaganda”. Pois, olha, o pedido é o seguinte: comecem a publicizar seus atos, há uma diferença grande entre ajudar (e receber críticas) do que ficar no sofá de casa (sem fazer nada e só criticando). Além disso, há uma diferença grande entre fazer propaganda na desgraça e apenas divulgar para prestar contas da ajuda (até para gerar mais orgulho de seus colaboradores).

FAÇA O QUE EU DIGO

Então, esta é a mensagem positiva do dia: se não mudarem esta forma de tratar o assunto, aquele pessoal vai ter razão quando diz que “as empresas não ajudam o povo”, afinal, como o povo saberá que está sendo ajudado, se ninguém lhes contar!? E
a regra vale para empresas, entidades e pessoas anônimas. Pedido feito, agradeço a todos (inclusive quem discordar). Ah, e outra coisa: façam o que eu digo, não façam o que eu faço! Ou seja, estou pedindo isso para vocês, para divulgarem o bem que fazem para instigar outros a fazerem, mas eu mesmo não divulgo o pouco que a gente consegue fazer pelos abrigos de crianças, famílias e animais, mas, sempre venho aqui agradecer, pelo menos!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário