Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 29/08/23

29/08/2023 - 07h46min

Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel

DE 5 PARA 10 PARTIDOS
– Dois Irmãos está com 10 partidos políticos, então, quantos deles vão lançar candidatos a prefeito? E a vereador, chegaremos em 100 candidatos, média de 10 por partido? Seria recorde, não?
– Aliás, você reparou como mudou o cenário político e eleitoral em Dois Irmãos em oito anos? Na eleição de 2016, se não me engano, tinha 5 partidos disputando a eleição.
– Há duas eleições atrás, era Tânia candidata a prefeita com MDB, PP e PSB, contra Miguel (PT) e Jair (PDT).
-Então, em oito anos, pulamos de 5 para 10 partidos. Ficaremos nisso ou vai surgir mais alguns partidos ainda este ano?

VEREADOR
– Então, mudando o assunto de prefeito para vereador…
-Por exemplo, em 2024, se todos os partidos lançarem candidatos a vereador, quantos cada um vai eleger? Em 2020 tínhamos o Republicanos, PP, PDT, PT, MDB, PSB, PSDB e PSD. Agora, temos também o PSL e o União Brasil.
– Ou seja, se em 2016 eram 5 partidos, se em 2020 eram oito partidos, agora temos 10. Ou vai ter mais, ainda?
– E se todos lançarem candidatos a vereador, vai ter partido que não vai eleger ninguém. E isso é certo, é matemático, afinal, são 10 partidos e 9 vagas.

CAIR DO CAVALO
Ou seja, pode ter vereador, tanto de partido novo como de partido antigo, que vai fazer uns 1.500 a 2.000 votos e, talvez, não se eleja, pela falta de votos no cociente eleitoral. Aliás, acho que isso já aconteceu no passado, em 1992, com Edemar Rambo, não?

RÁPIDAS
– É, pois é, agosto é um mês sem fim, parece que não termina nunca e ele está terminando. Então, que veja setembro, o mês mais rápido do ano…
– Já tem programação definida para dia 10 no Parcão, pela emancipação e também já tem chope definido, por licitação, para o Kerb.
-Aliás, tem programação definida já, inclusive para o Kerb, com banda Cavalinho de Blumenau. As demais, a gente fala outro dia.
-Mudando de assunto, dias atrás, alguém comentou sobre como o pessoal reclama demais hoje em dia. Qualquer coisinha parece uma “guerra mundial”. Olha, sinceramente, acho que ‘algumas pessoas estão com pouca dificuldade na vida’, só pode ser isso, para se apegar a tanta ‘coisinha’. Tem quatro carros à sua frente no semáforo e já reclamam ‘da tranqueira, do engarrafamento’… É só um exemplo.
-Uma coisa é reclamar, sugerir mudanças, se importar (e, por isso, querer mudar). Outra coisa é só focar em coisa pequena, em coisa negativa, fazendo crer que nada presta, seja na família, no time, na empresa, na cidade…
-Penso o seguinte, se você for analisar a conjuntura do país, do mundo, dos tempos modernos, das mudanças das novas gerações e dos riscos que temos, em tudo, a gente nem levantaria da cama ou não moraria mais no Brasil… Mas, e você, de qual time faz parte? Então, ótima terça e esta é a mensagem positiva do dia, ou melhor, a reflexão do dia!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.