Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 29/11/2024

29/11/2024 - 08h53min

Mauri Marcelo Toni Dandel

PLÁTANOS

Hoje o assunto é regional. Há alguns dias mencionamos o espinhoso assunto dos plátanos da BR-116 aqui. Pois bem, volta e meia alguém telefona para o jornal “denunciando” que “estão tirando mais um plátano”. Temos muitas viúvas e viúvos (os fãs) dos plátanos e não são apenas pessoas da nossa cidade que nos ligam, mas de outras cidades próximas e até de Nova Petrópolis. Não sei se têm o mesmo zelo pelos plátanos das cidades deles – como parecem ter com os plátanos de Dois Irmãos – mas isso não vem ao caso, agora.

TÚNEL VERDE

Então, o fato é que os plátanos estão sendo cortados na lateral da BR-116 por conta de obras ou porque apodreceram e oferecem riscos. Aliás, apesar da beleza deles, tem muita gente que é a favor da retirada, pois muitas mortes já aconteceram de carros que bateram em plátanos, como se eles fossem os culpados. Sim, acredite!

POLÊMICA

Mas, então, tem muita gente contra a retirada destas árvores. Muitas! Eu não vou criar polêmica perguntando se é melhor ter obras para salvar vidas ou manter os plátanos, mas, olho a questão por outro ângulo. Como já escrevi aqui, de nada adianta a crítica vazia, é preciso pensar mais à frente! Sempre!
DESCAMPADOS
Então, que tal se a cada plátano que sejamos obrigados a tirar, a gente plantasse dois “naqueles vazios” que existem ao longo da rodovia? Ou se um plátano caiu de podre, porque não plantar outro no lugar – e mais distante da pista para não ser tão próximo e “pular no meio da rodovia causando acidente”, como alguns acham… Brincadeira a parte, vamos mais longe nesta reflexão!

MAIS LONGE

-E, se em vez de plátanos, fossemos substituindo-os por liquidambar? Há muito tempo a Rota Romântica dá destaque ao liquidambar, mas pouco se você delas na nossa região. Por algum motivo, nem pessoas e nem prefeituras plantam os liquidambar.
– Vamos mais longe: chamo aqui a atenção para outra planta e sugiro que você pesquise: amonígia ou acerpal mato!
-Dá uma conferida e projete na sua mente como seria a nossa BR-116 com estas plantas ali na lateral, formando túneis! “Viajando um pouquinho mais”, que tal plantarmos ali na estrada que liga ao Morro Reuter e também na rua Alberto Rübenich? Seja plátano, liquidambar ou amonígia…
– E, como diria o Anonymus Gourmet (entreguei minha idade agora): “voltaremos”! Sim, é só o começo, voltaremos a falar no assunto e aceitamos sugestões, ou se você quiser escrevê-la, a próxima Começo pode ser sua…
– A mensagem positiva do dia: “O maior risco é não correr riscos, não dá para ficar sem correr nenhum risco, senão você não faz nada”, Jorge Paulo Lemann.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário