Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 30/07/2024

30/07/2024 - 06h00min

Atualizada em 30/07/2024 - 08h31min

Mauri Marcelo Toni Dandel

CONVENÇÕES

Duas convenções já aconteceram e não trouxeram surpresas. Todas as demais ocorrem até domingo que vem e, a princípio, sem grandes surpresas. Foi-se o tempo em que os partidos deixavam tudo para a última hora e aí ficava um namora daqui, café de lá, telefona para cá, liga para lá… Aos poucos, os times vão entrando em campo…

VENEZUELA

Todo mundo sabe que Dois Irmãos é uma das cidades que mais recebeu imigrantes venezuelanos aqui na região. Mas não somos uma ilha, pois você encontra venezuelanos em quase todas as cidades do Brasil. Então, pergunto: como teve eleição na Venezuela, será que a “democracia de lá” permitiu que votassem estando no exterior? Para quem os venezuelanos daqui torciam que vencesse as eleições por lá?

MADURO

Será que um só dos venezuelanos que fugiram da escassez de lá e vieram para cá estava torcendo por mais uma vitória do ditador Maduro? Acredito que ninguém! Aliás, dizem que não há ditadura na Venezuela, pois o presidente permite a realização de eleições! Então, o que diz a ONU sobre?

BOLA

Mudando um pouco de assunto, então, com todos os venezuelanos que a gente conversa na rua, percebe-se que eles estão felizes de morar aqui, pois tem emprego e são bem tratados. Mas… então, eu queria fazer uma pergunta: tem algum venezuelano (ou argentino) bom de bola? Tem venezuelano ou argentino jogando nos nossos times de futsal, festivos ou de futebol de campo? Aliás, não sei se depois das eleições na Argentina, as famílias que tinham vindo para cá se ainda estão aqui ou voltaram…

ESPORTE

-Mas antes que você pergunte por que estamos misturando alhos com bugalhos, eu explico: nos anos 2000 quando Dois Irmãos recebeu uma grande parte de migrantes…
-Veja bem, migrantes é diferente de imigrante. Então, imigrante vem de outro país, mas migrantes migram de uma região do país para outra região do mesmo país.
– Pois bem, voltando aos anos 2000… quando Dois Irmãos recebeu muitos migrantes, principalmente de Campina, Alecrim, Itapiranga e arredores, o que mais a gente via era muitos de lá “desfilando” o seu talento nos gramados e quadras da cidade.
-Veio uma gurizada muito boa de bola de lá. Não vamos citar nomes, porque a lista é extensa, mas muitos de Campina, São Paulo das Missões e arredores eram os mais disputados pelos clubes festivos daqui.
-Por isso eu pergunto: como temos aí cerca de mil venezuelanos aqui, será que temos bons de bola? Será que os nossos clubes estão tendo espaço para eles? É só uma curiosidade, não vamos criar caso…
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia: “A vida é muito curta, façam o que gostam, digam o que pensam e vivam de verdade para ser feliz”, de autor desconhecido. Ótima “segunda”!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário