Coluna Dois Irmãos
Começo de conversa – 31/05/2022
Começo de conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
ÚLTIMO
Hoje é o último dia de maio, amanhã já estaremos em junho, último mês do primeiro semestre. Eu sei, o ano voou. Mas o comentário aqui é pelo seguinte: hoje é o último dia para fazer a declaração do Imposto de Renda. Então, te apressa vivente!
COLUNA DOS PARABÉNS
– O Amigos da Figueira realizou uma janta no campo dos Becker, na Picada dos Nabos, nova sede do time. Felicitações ao Fogaça, Inácio Zimmer e todo o time, seus integrantes e familiares.
– Ontem felicitamos o Arrankabaço pelo título da 1ª divisão, então, aproveitamos para felicitar também o Green Brush pela conquista da Liga DI 2. Parabéns gurizada, que há anos faz bonito no cenário esportivo e estava faltando este título! Boa sorte na Liga DI 1 ano que vem!
– Já que estamos falando em futebol (futsal), vamos parabenizar o CF 69 de Morro Reuter, que completou 20 anos. Como disse o Mogui, o que era para durar um ano, chegou a duas décadas.
– E por falar no Morro, o João Heilmann estreou ontem em Barcelona na Copa Affia Soccer com gol de falta. O time do Leandro Wendling também venceu!
<SUB>TIMES FESTIVOS
Em cima deste gancho do 69 e já que falamos do Green e do Arranka, vale fazer um registro: a “longevidade” dos times festivos. E agora não falo apenas destes três times, mas de muitos clubes festivos de modo geral. Muitos destes times nasceram como um grupo de amigos para “jogar uma bolinha e tomar uma ceva”. Mas, em geral, muitos destes times não são “apenas para tomar trago em sábados” como parte da sociedade falava, em preconceito contra os clubes festivos.
Muito pelo contrário, muitos times já são verdadeiras famílias, onde não só a gurizada leva a amizade para a vida, para fora dos campos de futebol e quadras, mas também promovendo a integração das famílias todas. Este registro que quero deixar, pois esta mensagem é preciso ficar registrada, para jogar por terra alguns que ainda tem uma visão errada sobre os times festivos.
Sei que é muito arriscado citar nomes em qualquer assunto ou discurso, pois sempre há quem não concorde com um e outro nome citado ou que reclame de nome não citado. Mas vou correr o risco. Então, em cima disso, gostaria de citar aqui o Hooligans, o Tuta, Gunners, Green, São Bei, Storam, Unidos da Vila, Bola Murcha, Toca do Graxain, CF +1, Campinas, Arrankabaço, Balança e Los Guapos; 20 de Março e 69 (Morro), Radar, Amigos, 171, Volta e Alma (Herval) entre tantos outros. Citei alguns, sei que você vai discordar, mas acrescente à sua lista os seus times que você gostaria que fossem citados. Ou envie para a gente, deixando claro que não é esquecimento, mas elogiando estes times que hoje já são famílias, elogiamos a todos os times festivos que romperam a barreira de serem apenas festivos.
Ah, não podemos esquecer os que não “são clubes festivos” mas que também arrastam amizades dos vestiários para a vida, como a SER São José e 11 de Maio, afora os clubes amadores da cidade e tantos outros! Quem quiser a lista completa, procure o professor Daniel Boufler que ele fez seu TCC sobre este assunto e lá devem ter uns 50 anos!
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia, Wiliam Brose: “Para ser um líder verdadeiro, a primeira pessoa que deve liderar é a si mesmo; o que você tem dentro reflete no que você é fora”. Baita frase!