Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 31/08/2022
Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
15 ANOS
Dois Irmãos vai celebrar 63 anos no próximo dia 10 e estamos finalizando o caderno que circulará no dia 9 (semana que vem). Entre tantas matérias antigas, vamos trazer algumas imagens da edição especial do Semanário de Dois Irmãos de 1974, quando era somente o 15º aniversário. Não parece muito, mas lá se vão quase 40 anos.
VIAGEM AO PASSADO
Este jornal que me foi enviado por um leitor (ao qual agradeço e citarei seu nome em outra oportunidade, se ele assim permitir) traz muita coisa, é uma verdadeira viagem ao passado.
Ele inicia com um texto do então prefeito Justino Vier e finaliza com um do governador Euclides Triches, além de uma entrevista com Paulo Arandt, que tinha 89 anos (hoje é patrono de escola e biblioteca).
Outra matéria destaca a ideia pioneira de três jovens de 15 e 16 anos (conforme cita o jornal da época), que são Elemar Braun, Cesar Rausch e Dealmo Friederich Petry, que faziam um jornal que iniciou com páginas impressas em mimeógrafo.
Aliás, tudo neste jornal antigo é curioso, a começar pelos anúncios das empresas da época: quem aí lembra da Malhas Mariluci, Oficina Hugo Antony, Calçados Valesinos, Petronia Backes Indústria de Coroas, Madeireira Herval, Calçados Travêsso, Alimentos Utzig e por aí vai… Outro dia falaremos mais, é muita coisa!
OBRAS DE (QUASE) 40 ANOS ATRÁS
– Entre as obras, olha que bacana e que curioso o anúncio (ou matéria) da Prefeitura na página central. Veja algumas obras, com destaque a chegada do 2º grau, que seria extensão de Sapiranga:
– “Para construção de uma praça, o prefeito desapropriou uma área de 4400 m2 na 25 de Julho, que levará o nome de Dona Leopoldina, como homenagem à imperatriz Leopoldina por participação direta na imigração germânica”.
– Luta do prefeito pela telecomunicação, pois “a cidade tem apenas 27 aparelhos de telefone, o que causa inimagináveis problemas…”. Imagina, 27 telefone de gancho, quantos celulares temos hoje?
– Tem foto das obras do “novo posto de saúde” em construção, ali na esquina da rua Gramado, e da construção da caixa de água (na Corsan).
– Outra curiosidade é a foto no canto de baixo à esquerda, que mostra, na época, a Igreja, o Imaculada, o hospital e a Prefeitura, no prédio que hoje está o hotel (esquina). E Fusca por todo lado! Que maravilha viver nesta época, hein! Parabéns a quem viveu e viu!
– Finalizando por hoje, uma ótima semana com a mensagem positiva do dia: “Levante de manhã e faça seu dia ser ótimo, não terceirize isso a ninguém” (autor desconhecido).